top of page

DEUS dá DONS para O BEM da IGREJA



Por séculos, os Dons espirituais têm sido motivo de polêmicas e controvérsias, principalmente pelo seu mau uso. É importante entender algumas palavras e expressões bíblicas para evitar perturbações e transtornos desnecessários nas congregações.

Para o pastor da igreja Vida Plena de Bagé Rubem Ferreira o Senhor nos deu diretrizes de como fazer bom uso dos Dons espirituais assim como dos talentos naturais, de forma direta ou por meio dos Apóstolos bíblicos, as revelações destas verdades estão à nossa disposição. “Com isto, quero dizer que é necessário, primeiramente, ser esclarecido à luz da Palavra de Deus. Um dos textos mais esclarecedores do Novo Testamento, é a primeira carta do Apóstolo Paulo à igreja de Corinto”, salienta Ferreira. Nela, ao falar dos Dons espirituais, refere-se a nove Dons iniciais dados por Deus aos cristãos, por meio do Espírito Santo. “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. 1 Coríntios 12:4. Esta mesma ideia se reafirma nos versus. 5, 6.


É importante entender que os Dons são concedidos por Deus pelo Espírito Santo, e isto acontece segundo Sua vontade (1 Coríntios 12:11, 18). Por isso, não é correto ter ciúmes de Dons alheios.

Nesta carta, aos crentes de Corinto, Paulo disse: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. 1 Coríntios 12:1 * ”Grifo do autor”. Fica claro que para uma proveitosa compreensão deste assunto, a primeira barreira a ser rompida é “a ignorância das Sagradas Escrituras”.

Alguns têm insistido em usar esses Dons para proveito próprio, para manipulação e até exploração de outros irmãos da fé. Mas, no entanto, o pastor acredita que a não compreensão do verdadeiro propósito dos Dons, expressa no texto do 12:7, tem sido a desculpa para muitos errarem no uso, propósito e administração destes Dons. Ele grifa para observar atentamente o texto: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum”. 1 Coríntios 12:7. Esta expressão “para”, determina o propósito dos Dons terem sido dados aos cristãos. A frase a seguir dá o esclarecimento final, sobre esta questão: “o proveito comum”. Ou seja, para o aproveitamento da comunidade cristã (igreja).

No contexto do capítulo 12 de Coríntios, como em outras de suas cartas, Paulo esclarece que os Dons dados por Deus aos cristãos, são para o auxílio na propagação do Evangelho de Jesus Cristo e para edificação da Igreja.

Este mesmo princípio é reafirmado em Efésios 4:12, bem como nas palavras do Apóstolo Pedro, quando disse: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. 1 Pedro 4:10. Por tanto, não somos donos, apenas administradores destes Dons recebidos como um presente de Deus.


Assim, o pastor Rubem diante da difícil situação espiritual, social e política vivida nos dias atuais, vê como imperiosa necessidade que os cristãos exercitem a sua fé para o descobrimento destes Dons e os desenvolvam com uma visão de “Reino”, visando não apenas a sua denominação, mas, de toda a Igreja de Cristo na terra: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé”, Romanos 12:6. Ter presente que essa “medida de fé”, se bem é dada por Deus, entenda também que é determinada pela capacidade e disposto a oferecer, para ser capacitados e usados para a Sua glória.

“Disponha-se hoje e seja um protagonista das coisas que Deus ainda quer produzir por meio da sua Igreja nesta terra. Animo ao amigo(a) leitor, que cultive sua vida devocional e intensifique sua relação com o Espírito Santo, para que Ele lhe prepare e capacite para esta grande obra”, concluiu.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page