E agora? A idade chegou!
O modelo chinês de 80 anos que desafiou conceitos pré-estabelecidos de velhice, além de virar sensação no mundo, fortalece uma tendência do aumento da expectativa de vida com jovialidade

A história de Wang Deshun começou a ficar conhecida inicialmente na China, país onde a velhice é tratada de forma diferenciada e com característica que para ser considerado idade avançada é relativamente cedo aos padrões ocidentais. A personalidade que quebra paradigmas da longevidade ser sinônimo de fragilidade, em sua festa de 80 anos fez muita graça deste seu diferencial físico, com as tradicionais celebrações de seu país aos anciãos octogenários. O ator, modelo e artista de corpo de musculatura definida é um caso onde a determinação em evitar a estagnação física e mental com dedicação aos exercícios pode fazer a diferença na vida das pessoas que se deprimem com a chegada da idade e acabam sucumbindo para a velhice. "Duas moças deveriam me ajudar a sentar em uma cadeira de madeira de estilo antigo", afirmou Wang simulando fraqueza ao puxar por uma perna em seu aniversário, celebrado em setembro do ano passado. O homem conhecido também por ser avô (tem dois filhos e uma neta de dois anos) é mais um dentre outras pessoas que ao invés de se acomodarem com a chegada das rugas, cabelo branco e a perda da massa muscular é exemplo de que a idade chega, mas o formato senil pode ficar cada vez mais longe. O fato é que o mundo dimensionou o avanço da idade como sinônimo de aposentadoria física e de morte. Ser jovem é tudo, já ser velho é a finaleira. Porém, nunca foi uma coisa de Deus vaticinar sobre o tempo útil de vida das pessoas. Velhos transitam como protagonistas nas escrituras em várias circunstâncias. Josué ao assumir a liderança do povo Hebreu tinha 85 anos. A missão assumida exigia significativo esforço físico, de saúde e disposição. No livro de Josué 3:1 dá uma amostragem do tanto que era feito os seus dias. “De manhã bem cedo Josué e todos os israelitas partiram de Sitim e foram para o Jordão, onde acamparam antes de atravessar o rio. Deus não permite que seus escolhidos fiquem dormindo até tarde”.
É importante entender que Deus sempre esteve do lado da vida, da saúde, da qualidade de vida sem estimativas de tempo percorrido. É como Josué, a conquista não está na idade, mas sim do significado que você dá a sua vida.