Respeitar limites, a primeira providência para adquirir um corpo sarado
O uso de substâncias proibidas nas academias existem, mas são exceções, frente ao enorme número de frequentadores que buscam condicionamento físico com saúde. Por isso, da importância de ações como a deflagrada pela polícia civil, federal e militar desarticulando três organizações criminosas, em seis estados da União

Não é novidade de tanto o homem como a mulher moderna buscarem a perfeição estética, mesmo colocando em risco a saúde. A sociedade, por sua vez fica mais atenta sempre que algo grave ocorre. Por este motivo a repercussão da notícia da operação policial para apreensão de anabolizantes ou medicamentos de emagrecimento, no mês de junho, recaiu, desta vez nas academias.
A máxima é que se ocorre no comércio, existe procura e consequentemente o consumo. A origem das investigações foram em academias, lojas de suplementos alimentares. A origem dos produtos apreendidos, conforme a Polícia Federal não possuía registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), era distribuído para diversos estados. A quadrilha movimentava mensalmente, segundo também a PF, cerca de R$ 2 milhões.
Na opinião do professor Odinei Trzeciak a sociedade criou a idolatria ao corpo perfeito “De ambos os sexos”, salienta. A tentativa é alcançar o objetivo em menor tempo e o mais rápido possível, esquecendo do organismo não se tratar de uma máquina. “Respeitar limites e aos poucos sendo trabalhado as transformações, muitas vezes são negligenciados pela opinião do outro. “No caso dos adolescentes é preocupante”, enfatiza Trzeciak.

Os Suplementos servem como o próprio nome diz ajudar a repor as proteínas e vitaminas que não é conseguido consumir na alimentação diária. “O correto sempre é consultar um nutricionista e um profissional qualificado, e quanto a aptidão física se o professor tiver um conhecimento e for preparado, ele certamente conseguirá fazer com que seu aluno alcance seus objetivos”, orienta.
Outro fator determinante para o professor é que assim como qualquer outra profissão os profissionais que atuam nesta área devem ter graduação específica e saber o que está fazendo com cada aluno “Somos diferentes e cada organismo responde diferente a cada tipo de treino e o profissional que não possui tal habilidade já vai indicando muitas vezes substâncias proibidas. A fiscalização mais rígida é forte componente de prevenção”, aponta como ação que nato extinguiria, mas diminuiria radicalmente a comercialização.
Como dica, o professor Odinei lembra do corpo e a vida são presentes de Deus e templo do Espírito Santo, que muitas vezes vale mais saber amar ao próximo do que ter um corpo da moda e olhar indiferente ao nosso irmão. “Treinem com o intuito de uma melhor qualidade de vida e não pelo que os outros acham sobre nós”, aponta como um começo da transformação.