Edição da Consulta Popular inova na forma de votação
Inicia nesta terça-feira, 26, a votação de prioridades da Consulta Popular, que para este ano definiu a liberação de R$ 80 milhões para as 28 regiões do Estado. Nesta edição a consulta não será realizada na forma de votação de cédula, a comunidade pode elencar suas prioridades através da votação por aplicativo, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, ou por SMS, enviando mensagem para o numero 27902, com o texto: RSVOTO#número do título de eleitor #número do programa (sem espaços).
Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Josafá Oliveira, a região da campanha sempre foi muito participativa na votação de prioridades. “Sempre tivemos uma grande representatividade na Consulta Popular, nossa expectativa é que desta vez não seja diferente. Este ano contamos com o apoio de delegados participativos, que encamparam uma grande mobilização pelas demandas da região”, comenta Oliveira.
Já a delegada, Cândida Navarro, destaca a importância da mobilização da comunidade. “Temos a oportunidade de fortalecer nosso trabalho com a opção de votação pelo celular, é o direito de voto na palma da mão”. Cândida comenta ainda que esta é a primeira vez que a política pública para o enfrentamento à violência contra a mulher está na cédula da Consulta Popular. “Precisamos valorizar esta oportunidade, pois esta é a primeira vez que a política pública para a mulher entra nas prioridades da região. Esta é a oportunidade que temos para fomentar um trabalho multiplicador e ampliar as ações realizadas através da Coordenadoria da Mulher”, conclui.
A cédula de votação contempla as seguintes prioridades: apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar; promoção da paz e prevenção ao uso indevido de drogas no Rio Grande do Sul; política para as mulheres; mecanização rural; infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem-receber; laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio; ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS; Programa Estadual de Saneamento; apoio à recuperação de estradas vicinais e reaparelhamento dos órgãos de segurança.