Hoje é Dia do Desafio

A 23ª edição do Dia do Desafio, que é celebrado no dia 30 de maio. Este ano a disputa teve sua data alterada para esta quarta-feira, 27, devido à greve dos caminhoneiros no país. A Rainha da Fronteira vai competir com Pinar del Rio, cidade cubana que possui cerca de 190 mil habitantes. O desafio é mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. As atividades iniciam Às 8h e se estendem até as 20h.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) é parceira do Sesc organizador do evento. “As ações referentes à data terão como base a Praça de Esportes, onde a Sejel, através dos núcleos, disponibilizará aula de zumba, danças urbanas, muay thai, sandá e circuito funcional”, informou o secretário da pasta João Schardosim.
Para as 19h está marcada a rústica, que deve ter ser um pequeno percurso. É importante ressaltar que toda as ações e práticas esportivas, pelo tempo mínimo de 15 minutos, devem ser informadas à Sejel, através do telefone 3242-7122.
Schardosim informa que uma turma de professoras da Sejel estará percorrendo as empresas e comércios locais, convidando funcionários e clientes a realizarem alongamento. Já dentro do Complexo Esportivo Presidente Médici, serão realizadas aulas e oficina de vôlei e futebol. Profissionais de educação física promoverão a data em lojas e instituições da cidade, durante manhã e tarde.
Já na cidade de Candiota o desafio é contra Ipiguá/SP e Hulha Negra Pedregal.
O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o evento com 492 Prefeituras gaúchas. O evento tem como objetivo provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa e incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3242-7600, no site www.sesc-rs.com.br/bage e na página www.facebook.com/sescbage.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Uma novidade deste ano é o Desafio Social, que já está acontecendo. Até o dia 27/06 as Unidades Sesc/Senac de todo o Estado estarão arrecadação de caçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes. Com o objetivo de beneficiar crianças e incentivar a prática de esportes, os pares serão doados a instituições sociais da cidade.
A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios.
Além disso, vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que tem a finalidade de promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.
História
Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio.
O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.