top of page

Geplan quer desenvolver projeto padrão de pavimentação rural em Bagé


Imagem capturada da internet

Um projeto desenvolvido em Toledo, cidade do Paraná, está mudando a vida dos produtores rurais e melhorando o escoamento da produção, além de reduzir os custos do transporte. O município paranaense se tornou referência quando o assunto é pavimentação rural, já tendo mais de 300 quilômetros de estradas construídas. Trata-se do Programa de Pavimentação Rural, cujo objetivo é implantar pavimentação asfáltica dentro das propriedades, beneficiando os agricultores e movimentando atividade econômica, empregos familiares e diversificação da produção rural. Atenta a esta parceria de sucesso, a Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), estuda adaptar o sistema à realidade local, de modo a viabilizar, junto aos produtores rurais, um projeto de pavimentação nos mesmos moldes.

O titular da Geplan, Eduardo Deibler, afirma que boas referências sempre são bem vindas quando utilizadas para melhorar a economia e vida dos bageenses. "Precisamos implantar em Bagé esse projeto, que foi muito bem sucedido em Toledo. Boas ideias podem e devem servir de inspiração para desenvolvermos projetos adequados à nossa realidade”, afirma.

No município de Toledo, o sistema iniciou em 2000 através de uma parceria entre o poder público e produtores, no qual o município banca 70% dos custos e os produtores o restante. Até o momento, já foram asfaltados quase 20% das estradas, o que significa 310 quilômetros de um total de 1,7 mil quilômetros de vias rurais da cidade paranaense. Segundo a prefeitura de Toledo, nos demais municípios paranaenses o índice não chega a 1%.

Implantação em Bagé

Deibler destaca que a Secretaria já está empenhada em transformar este projeto em realidade. “O Setor de Convênios e Parcerias da Geplan já está trabalhando para obter todas as informações técnicas. Então, em conjunto com a SDR, reuniremos representantes dos produtores rurais e o prefeito para formatarmos o nosso próprio Projeto de Pavimentação Rural", comemora.

Como funciona

O Programa de Pavimentação Rural foi desenvolvido baseado no sistema já existente na França, onde é feita uma pavimentação mais resistente ao tempo. A modalidade funciona com a aliança entre o poder público e os produtores rurais, em que a prefeitura fornece 70% dos recursos necessários para a cobertura asfáltica e, os produtores, os outros 30%.

O atual modelo de pavimentação possui sete metros de compactação, sendo seis metros de largura com asfalto, dos quais 3,5 metros de asfalto central e 1,25 metro de acostamento de cada um dos lados. O investimento inicial envolveu recursos do município, financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), recursos federais e a participação da comunidade. Para a utilização de recursos internacionais no programa de pavimentação de Toledo, o BID alterou suas normas, passando a incluir também este componente.

Hoje, os produtores tem acesso garantido para o escoamento da produção e entrega de insumos nas propriedades rurais. Sem poeira e lama, o produtor não tem mais medo de investir no campo, porque sabe que não terá dificuldades para produzir.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page