Casa de Cultura Pedro Wayne organiza programação para mês de aniversário de Bagé

Neste mês de julho, Bagé completa 207 anos e a Casa de Cultura Pedro Wayne (CCPW), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), está organizando uma programação especial para comemorar a data, com atividades que valorizam, preservam e divulgam personalidades da Arte e Cultura do município em diversos segmentos.
A primeira exposição acontece hoje, 04 de julho, intitulada “Grupo de Bagé”, projeto do ‘Museu de Gravura 40 anos visita Espaços Culturais’, em uma parceria com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp), através da Gestão de Museus, Proippex e Museu da Gravura Brasileira, apresentando as obras de Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar. As obras integram o valioso acervo mantido pela Urcamp, que ao longo dos anos tem preservado e se mantido como guardiã das artes plásticas do Brasil, especialmente da região.
No dia 13, o projeto “Pedro Wayne em Bagé”, reúne professores, historiadores, pesquisadores e público em geral, para debater a obra de Pedro Wayne. De acordo com a diretora da casa, Heloisa Beckman Morgado, a exposição Grupo de Bagé enriquecerá ainda mais o encontro. Para esta atividade, estão convidados Carlos Appel, Claudio Boucinhas, João Bosco Abero e Vera Medeiros. Ainda segundo Heloisa, após o debate, será apresentado o projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) “Memorial Pedro Wayne: Traços Literários de Memória e Ensino”, desenvolvido pelas bibliotecárias da instituição, Dayse Beatriz Juliano Pestana e Vera Lúcia Scotto Leite, sob a coordenação de Vanessa Abreu Dias. Neste mesmo dia acontece a o lançamento da terceira edição do livro “Xarqueada” de Pedro Wayne, publicado pela Editora Movimento.
Dando continuidade à programação, na quinta-feira, dia 19, acontece mais uma etapa do projeto “Música, Cor, e Prosa”, com coordenação do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) e com a parceria da CCPW e Biblioteca Otávio Santos, onde serão homenageados os “Compositores de Bagé”. Conforme a diretora, nesta primeira edição, Rafael Vernet, Jerônimo Jardim, Luis Coronel, Luis Vagner Guitarreiro e Lúcia Antônia Bezerra terão composições de sua autoria apresentadas por professores do Imba e convidados.