Qualificação de mão de obra no km 21

Com o objetivo de qualificar mão de obra e dar novas oportunidades aos cidadãos que desejam ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, a Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi), através da coordenação da Economia Popular Solidária está com as vagas abertas para as oficinas do Km 21.
Atualmente, são oferecidos os seguintes cursos: caldeiraria; panificação; construção civil; serigrafia e programação visual; jardinagem e paisagismo; modelagem corte e costura; tijolos ecológicos e pintura automotiva e assemelhados. Todas acontecem nos pavilhões do complexo do Km 21 e possuem em média 100 horas aula cada.
As oficinas iniciam com a parte teórica, onde as aulas são ministradas pelo técnico de segurança do trabalho José Ilo Boucinha. Segundo ele, são abordados temas como: equipamentos de segurança; sinalização e segurança; riscos ambientais; riscos profissionais; transporte, armazenagem e movimentação do material; máquinas e equipamentos de trabalho; ergonomia; proteção contra incêndio; resíduos industriais e edificações. “Preparamos os beneficiários para que ocorra nenhuma espécie de acidente de trabalho”, acrescenta.
O secretário da Smasi, Esquerda Carneiro, afirmou que se sente muito orgulhoso pelo trabalho realizado no km 21. “Estamos orientando e formando os alunos com mão de obra qualificada. Queremos oferecer a eles uma oportunidade no mercado de trabalho. Nossos beneficiários terão a possibilidade de qualificação e consequentemente um belo futuro profissional”, fala.
Alguns cursos já estão com as vagas esgotadas devido aos cadastros reservas, que qualquer cidadão pode efetuar em qualquer época do ano. A prioridade nas vagas das oficinas é para os beneficiários de programas sociais do Governo Federal e a idade mínima para cursar qualquer das oficinas é de 18 anos. Interessados devem entrar em contato com a Smasi através dos fones (53) 3247 5290; (53) 3241 6005; (53) 3241 0055, ou diretamente na sede da secretaria, localizada na avenida São Judas, 796.