Bagé: Daeb inicia obra de esgoto pluvial no bairro Bonito

Zoila Mara Duarte, moradora que há anos sofre com os alagamentos
O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está começando uma extensa obra de esgoto pluvial para resolver o problema de alagamento no bairro Bonito. A iniciativa, aguardada há 40 anos pelos moradores, tem como objetivo evitar o acúmulo da água da chuva, principalmente na Rua Doutor Mário Araújo, que historicamente sofre quando há fortes precipitações. Esta é a maior obra de pluvial desde que a autarquia assumiu esta área do saneamento, no início do ano passado.
“Há anos luto por esta obra. Quando chove é um horror, a água de todas as ruas desemboca aqui, porque é mais baixo o terreno. Muitas vezes entrou água na minha casa e estragou os móveis, que tive que colocar fora. A parte de baixo do fogão está toda danificada”, afirma Zoila Mara de Barros Duarte, moradora do bairro há 59 anos.
Serão implantados 1.660 metros de bueiros, em seis ruas do bairro: Barão do Itapevi, Senador Alberto Pasqualini, Doutor Mário Araújo, Salim Kalil, João Batista Fico e Rua 40. Além da colocação de bueiros de 600 e de 900 mm, serão construídas e reformadas 43 caixas coletoras de pluvial e quatro Poços de Visita (PVs).
“Estamos realizando uma obra histórica, muito esperada por este bairro. Tudo será realizado com mão de obra e recursos próprios do Daeb. Nossos esforços estão todos voltados para resolver este grande problema que afeta a vida de muitas famílias”, diz o diretor do Daeb Volmir Silveira. Ele ressalta que toda a água pluvial do bairro Bonito tinha uma única saída, o que ocasionava os alagamentos. Agora, serão duas, o que facilitará o escoamento.
A ação faz parte do Programa de Combate a Alagamentos (PCA), criado pelo Governo Municipal para sanar problemas de enchentes em regiões vulneráveis da cidade. Desde o início do projeto, já foram implantados mais de 8 km de bueiros na cidade.
Transtornos
O Daeb ressalta que a obra é muito grande e complexa, portanto, tem a previsão de durar cerca de dois meses. Assim, desde já, a autarquia pede compreensão dos moradores pelos transtornos, principalmente das ruas que serão interrompidas. A Rua Barão do Itapevi, na altura do bairro Santa Flora, já está parcialmente bloqueada.