Prefeito municipal assina protocolo de intenções junto a Arafro

Durante a abertura da 5ª edição do simpósio produção de soja, que aconteceu nesta segunda feira (02), na Associação Rural de Bagé, o prefeito municipal, Divaldo Lara, assinou, junto a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos da Fronteira (Arafro), um protocolo de intenções, onde o município deve disponibilizar um espaço para a construção de um local que receberá descarte adequado às embalagens vazias e afins.
Para o secretario de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, esta é uma importante ação articulada através da secretaria e Associação Rural, junto ao gabinete do prefeito. “A partir da assinatura deste termo, os produtores, que hoje tem uma dificuldade enorme tendo que agendar a entrega do material em Dom Pedrito, devem ter como opção o recolhimento das embalagens em Bagé”, comenta o titular da pasta.
As embalagens vazias, diferente de qualquer recipiente plástico, não pode ser reutilizada no uso doméstico. Isso porque os produtos são agressivos, nocivos à saúde humana e de animas. Para o gerente operacional da Arafro, Gérson da Fontoura, quem ganha com a ação é o meio ambiente. “Os produtores sabem a importância do descarte adequado deste material. Esta também será uma opção para os produtores da região que se deslocam cerca de 150km para descarregar em Dom Pedrito”. Fontoura comenta que o serviço deve funcionar por agendamento e que, só em Bagé, são descartados cerca de 80 toneladas por ano.