Chico Botelho é eleito patrono da 21ª Feira do Livro

A data da 21ª edição da Feira do Livro foi anunciada nesta terça-feira (10), durante coletiva. A feira está agendada para ocorrer entre os dias 7 e 11 de novembro, no Largo de Centro Administrativo e terá como patrono o escritor José Francisco Botelho.
O anúncio é fruto de uma novidade da feira este ano, pois foi definido após uma reunião com o conselho de ex patronos. Além da patronagem, a essência do tema que será finalizado pelo Sesc também foi definida pelos escritores. Entre as sugestões, “Identidade e Memória”, de Orlando Carlos Brasil foi eleita. Para Brasil. É importante reforçar nossa identidade através da nossa essência. “Minha sugestão foi acatada pela maioria do conselho, onde propus e sempre fui a favor de uma feira voltada para a região do pampa, onde pudéssemos debater a importância da memória na construção da nossa identidade”, ressalta.
Entre outras novidades programadas para o evento estão o retorno das tendas para um local aberto. Segundo, a gerente do Sesc Bagé, Liziane Lucas, no ano passado, com o objetivo de evitar as intempéries climáticas, a feira foi sediada em local coberto, porém, com a mudança do período a ideia é de retornar às praças da cidade. “Estamos voltando ao nosso local de origem, buscando nos aproximar da comunidade que às vezes não tem a intenção de visitar a feira, mas que sai de casa e encontra no seu caminho o nosso evento e prestigia esta grande ação cultural”, comenta Liziane.
Entre os nomes citados para concorrer à patronagem estavam os escritores João Aveiro, Eron Vaz Matos, Juca Giogis, Rodrigo Tavares e Sarita Barros. Para a secretária de cultura Anacarla Flores, a experiência de eleger o patrono por meio de um conselho foi uma excelente oportunidade criada nesta edição. “Conseguimos casar com o tema a ideia de agregar a memória e o patrimônio. Já para a patronagem tivemos a do escritor Chico Botelho, agora reconhecido como o 21º patrono da Feira do Livro”, conclui.