Partidos se preparam para se defenderem do Fake News
Crédito: TeckTudo

O fato é, que se por um lado as conhecidas fake news alimentaram as militâncias partidárias de todos os partidos para atacar os adversários políticos. Agora se tornaram uma ''viralização'' perigosa. E é aquilo, ninguém consegue saber quem começou, quem posta mais mentiras em uma prática onde o uso foi geral, amplo e irrestrito.
Um dos partidos que já começou a se "defender" dessa onda moderna é o PSDB Nacional, que em recente divulgação, ofereceu para militantes do Rio de Janeiro, o treinamento “Circuito Digital”. Foram mais de 150 pessoas se preparando para defender a sigla tucana e, por conseguinte suas candidaturas no período da campanha eleitoral, principalmente contra notícias falsas. O primeiro curso aconteceu em Salvador (BA) e ensinou 300 militantes a organizar grupos e combater boatos, usando como principal ferramenta a internet. O fato não é novo e tem sido tema nos demais partidos, principalmente os que possuem pré-candidatos a presidência do Brasil.
Durante os cursos, os militantes tem o acesso ao canal que o PSDB dispõe para receber denúncias das chamadas fake news: o psdb.org.br/denuncie. Mais treinamentos já estão sendo preparados. Outros partidos estão no mesmo caminho de subsidiar seus militantes para não serem surpreendidos, como a Hillary Clinton na eleição presidencial americana que está sob investigação no país estadunidense.