Prefeitura realiza cadastramento de carroceiros em Bagé

A Prefeitura de Bagé já está realizando ação de cadastramento de carroceiros e animais que circulam pelas vias de Bagé. A ação acontece todas as quintas-feiras na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).
De acordo com o secretário da SSM, Luis Diego Soares, o objetivo da ação é reduzir maus-tratos com animais, melhorar a organização do fluxo de trânsito bageense e adequar a circulação destes veículos, de tração animal, à legislação municipal e ao Código de Trânsito Brasileiro. “Realizamos uma vistoria na carroça e uma veterinária verifica a saúde e tratamento dos animais. O cadastramento e emplacamento é gratuito, o carroceiro apenas precisa comparecer na sede da secretaria com os documentos necessários”, destaca.
Soares ressalta que, para circular, o animal precisa ser chipado e a secretaria fornece os itens necessários para tal. “Caso encontremos animais soltos na rua, podemos identificar o dono através do chip”, pondera.
Para ser cadastrado, o animal deve estar em bom estado corporal, ferraduras bem colocadas, assim como os arreios em tamanho adequado para que os mesmos não machuquem o cavalo, nem causem desconforto. Os documentos necessários para o cadastramento são identidade, CPF, comprovante de propriedade da carroça, quatro faixas refletivas, que serão coladas no veículo. As custas de registro, licenciamento, emplacamento e colocação do microchip são totalmente gratuitas.
Conforme a coordenadora da Coordenadoria do Bem Estar Animal (CBEA), Thais Brasil, atualmente existem 292 carroças cadastradas e emplacadas. A ação visa cumprir a Lei Municipal n.4843/10, que dispõe sobre a regulamentação do sistema de controle de transportes com tração animal e controle de animais de grande porte (equinos e bovinos) soltos em via urbana. De acordo com a Lei, as carroças só podem circular pelas ruas da cidade devidamente registradas e emplacadas. “A CBEA está fazendo visitas aleatórias para identificar as condições sanitárias e de bem-estar dos animais assim como orientações quanto a vacinas e vermífugos. Vão ser realizadas blitz juntamente com a SSM para fiscalização das mesmas”, informa.
Crédito foto: G1