Bagé: Qualificação no residencial Guarani

Na noite de quarta-feira (18) aconteceu no Senac Bagé a formatura das turmas do Trabalho Técnico Social aplicado no residencial Guarani através do Programa Minha Casa Minha Vida. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do idoso (Smasi) em parceria com o Senac Bagé e com a Caixa Econômica Federal, o evento coroou a qualificação de mais de 90 pessoas em 9 cursos diferentes.
Os trabalhos técnicos sociais propiciam formação e qualificação profissional, inclusão produtiva e possível geração de renda aos moradores dos residenciais Charrua, Guarani e Guenoas. Um total de 93 beneficiários, concluíram os cursos, porém, apenas 37 participaram da solenidade na qual foi entregue o certificado de conclusão da graduação, que se deu dentro dos nove seguintes cursos: Técnicas Básicas de Confeitaria; Cuidador de Idosos; Técnicas Administrativas; Técnicas de Manicure, Pedicure e Unhas Decoradas; Vendedor de Farmácia; Maquiagem para festas; Técnico em Corte de Cabelo e Escova; Informática Fundamental Compacto e Oficina de Educação Financeira.
Com duração de 6 a 7 meses cada oficina, elas propiciam que os moradores do residencial tenham a oportunidade de melhorar seu currículo profissional. A qualificação teve início em dezembro do ano passado, e essa foi a segunda turma de formandos. Entre os alunos que já estão faturando com o aprendizado está o jovem de 28 anos Régis Luciano Miranda Rodrigues “já conclui três outros cursos, mas agora estou quebrando barreiras, escolhi o curso de manicure e já tenho uma grande clientela. Inclusive, já tenho clientes agendadas até para as festas de final de ano. Esses cursos gratuitos são motivadores, é bom saber que esse governo se preocupa com a gente”, afirmou o entusiasmado formando.
Já para Camila Borba dos Anjos Afonso, de 33 anos, que concluiu o curso de maquiagem para festas, a formação trouxe a realização pessoal e profissional. “Eu sempre adorei me maquiar, tenho verdadeira adoração por essa área, mas os cursos são caros. Quando veio essa oportunidade de forma totalmente gratuita, eu aproveitei! Agora já estou atendendo e vivendo exclusivamente da renda do que mais adoro fazer, que é maquiar, deixar as pessoas bonitas para os seus eventos”, concluiu.
Todos os presentes receberam certificado de conclusão de curso. O secretário da pasta, Esquerda Carneiro, explicou a importância da qualificação profissional. “A instrução é um fator determinante para o futuro. O cidadão tem a chance de aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho que está cada vez mais exigente”. Esquerda também fez questão de salientar que o projeto foi de suma importância para que Bagé ficasse habilitada para receber as novas 1164 novas moradias. “Somente com esta organização é que foi possível que Bagé garantisse 100% dos residenciais disponibilizados para todo o Rio Grande do Sul”, finalizou.
Também na oportunidade, a diretora do Senac Bagé, Ana Lúcia Raposo de Moura, anunciou que a parceria continua. “Nos sentimos honrados em entregar esses certificados, vamos continuar contribuindo com essa educação profissional”, conta.

Crédito: Joseana Pires