Bagé: Arquivo Público inaugura Espaço Cultural Luiz Coronel

No mês em que se comemoram os 207 anos de Bagé, a Prefeitura Municipal inaugurou no Arquivo Publico Municipal o Espaço Cultural Luiz Coronel. Dedicado à arte, o local abriga obras do poeta, além de abraçar a história da cidade.
O ato que aconteceu no sábado (21), contou com a presença de amigos e familiares do artista, que se emocionou durante a homenagem. “Recebo este presente como um abraço que Bagé me dá, onde na sua simplicidade, na sua elegância e sua hospitalidade, mostra toda a riqueza cultural de nossa terra”, comenta Coronel. A secretária da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Carla Flores, ressalta a importância do ato: “Luiz Coronel é um poeta desta terra, que nunca esqueceu suas raízes. Um artista ativo, com a alma simples, que emana amor pela nossa cidade. Sua história se perpetua através de suas obras e aqui, uma singela homenagem daquela que é sua principal inspiração, a Rainha da Fronteira”, diz a titular da pasta.
Para Rui Fernando Alves, porto-alegrense que hoje reside em Bagé, Luiz Coronel representa o povo gaúcho como um todo. “Suas obras enaltecem não só as pessoas que moram aqui, mas aqueles que se identificam com este grande artista, pois Luiz Coronel representa além de Bagé, as tradições dos quatro cantos do Rio Grande do Sul”, afirma Alves, que prestigiou a homenagem. O diretor do Arquivo Público, Claudio Lemieszek, lembra que o mês é de grandes comemorações: “Comemoramos hoje os 80 anos deste grande artista, os 207 anos da nossa cidade e celebramos neste mesmo mês o aniversário do patrono Tarcísio Taborda”. Lemieszek ressalta a importância do escritor para o espaço cultural: “Coronel representa todo gaúcho, sua autenticidade, e que não largou suas tradições. Ele representa em todo o Brasil e no exterior a alma de Bagé”.