Bagé: Música nos hospitais emociona pacientes

Músicos do Festival Internacional Música no Pampa (Fimp) apresentaram, na tarde desta terça-feira (24), um lindo espetáculo nos corredores dos hospitais Universitário e Santa Casa. Muitos acompanhantes e pacientes emocionaram-se com a iniciativa, que é tradicional do evento e, de acordo com a assistente de direção do festival, Andrea Turato, busca decentralizar a realização do Fimp.
Neste ano, três músicos interpretaram diversas canções em violas clássicas. O aluno Danilo Harlem Salustiano Brumana, que já participou de outras edições do Fimp, comemorou sua participação na iniciativa. “Sempre é uma alegria voltar a Bagé, gosto muito deste festival. Participar dos concertos comunitários para mim é especial, sou técnico de enfermagem e costumava tocar para pacientes nos intervalos. Mesmo já fazendo isso há algum tempo, toda vez é diferente e emocionante”, destaca.
Música sem fronteiras

Dentro da programação dos concertos comunitários, apesar da baixa temperatura, a praça Silveira Martins foi palco de duas apresentações da banda do Instituto Municipal de Belas Artes, onde Populares que passavam pelo local admiravam e registravam a presença dos músicos. A dona de casa, Maria Datas, 65, comenta que a música chamou sua atenção. “Estava passando por aqui e resolvi parar para escutar. A iniciativa é maravilhosa, principalmente para incentivar os jovens a prestigiar ações culturais, as vezes a gente pensa que não gosta, porque não conhece, essa é a oportunidade de conhecer”, comenta a dona de casa.
Já a funcionária pública, Graciela Campelo, afirma que prestigiou a abertura do festival, mas que por ter seu filho, João Francisco, de seis anos, não tem condições de acompanhar toda a programação. “Meu filho tem muita energia, não teria como levar ele para as apresentações, então decidi vir para a praça, trazer uma bola e mostrar para ele um pouco desta magnifica apresentação”, diz Graciela.
As apresentações têm continuidade nesta quarta feira (25), às 14h30 na Biblioteca pública Dr. Otávio Santos e no saguão da Universidade da Região da Campanha às 15h30. Lembrando que todas as apresentações são abertas ao público.

Fotos: Paulo Batista e Fábio Quadros