Geteco está mais perto de ser Polo EAD da Universidade Aberta do Brasil

Na manhã de quinta-feira (26), a secretária de Educação e Formação Profissional(Smed), Adriana Lara e a diretora geral da entidade, Rita Lopes, receberam o coordenador geral de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Alexandre Marques, para uma visita ao Geteco. O local passa por análise para que nele seja instalado o futuro pólo do sistema de Educação a Distância.
A UAB faz parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, agência coordenada pelo Ministério da Educação, que desempenha papel de expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do País. A Universidade Aberta do Brasil - UAB é um programa que prioriza a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Não propondo a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, com a articulação das que já existem, a UAB possibilita levar o ensino superior público de qualidade às cidades brasileiras que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.
A cidade de Bagé poderá, a partir do ano que vem, oferecer cursos de graduação e mestrado de fácil acessibilidade à população, democratizando assim o acesso à educação profissional e ampliando perspectivas no avanço do sistema público de ensino no município. Em entrevista, Adriana Lara explica os leques que poderão ser abertos com a implementação do polo na cidade: “Na educação municipal necessitamos de profissionais que sejam licenciados em História, Matemática, Geografia, Língua Portuguesa, entre outras áreas do conhecimento. Já na qualificação da gestão está prevista a oferta de cursos de aperfeiçoamento da administração pública para funcionários. Bagé avançará, é um sonho que está prestes a se realizar”.
Para o coordenador geral de ensino a distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Alexandre Marques, Bagé apresenta um ótimo cenário para a implantação do polo. “Hoje verificamos as últimas solicitações, agora, trabalharemos em prol da concretização da oficialização. Estamos animados para esta possível parceria que trará muitos benefícios à educação municipal”, disse Marques.
O segundo semestre de 2018 será marcado pelas finalizações e tratativas finais da parceria. Se consolidada, a previsão é de que nos primeiros meses de 2019 iniciarão as primeiras turmas.
Fotos: Divulgação/Smed