Daeb lança campanha “Caça Fraude”

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está criando a campanha “Caça Fraude”, buscando combater as ligações clandestinas. A autarquia tem como objetivo diminuir o furto de água, mais conhecido como “gato”, ação considerada criminosa pelo Código Penal Brasileiro. Esta prática, além de incentivar o desperdício de água, prejudica o abastecimento como um todo, pois a intervenção na rede pode levar à contaminação da água tratada e distribuída, além de enfraquecer a pressão da água para os vizinhos.
As operações de caça fraude já começaram a ser intensificadas nesta semana, com a utilização de retroescavadeira do Daeb em alguns casos. A autarquia, quando identifica a intervenção no ramal de água, já desfaz o “gato” e aplica a multa de R$1.235,80. Nos próximos dias, aparelhos geofones, também iniciarão a ser usados para detectar as ligações clandestinas. As irregularidades ainda podem ser percebidas através do sistema de informações do Departamento, a partir dos usuários que estão com água cortada e não solicitam religação.
“Precisamos do apoio da população para identificar estes gatos, pois prejudica o abastecimento. É injusto com quem paga em dia sua tarifa. A ligação clandestina traz danos a todos”, destaca Volmir Silveira, diretor do Daeb. Denúncias podem ser realizadas pelos telefones 08005102219 e 115. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Crédito: Divulgação