Bagé: Mais de 20 cavalos já foram doados

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) e a Coordenadoria de Bem Estar Animal (CBEA), já realizaram a doação de 21 cavalos, no período que compreende o mês de abril e a primeira semana de agosto. Os animais são colocados para adoção após serem recolhidos nas ruas e logradouros públicos. Após o período sem a regularização da situação, quando proprietário não comparece para retirada dos animais, os mesmos são encaminhados à adoção.
O secretário da SSM, Luis Diego Soares, informa que o recolhimento dos animais acontece com base na Lei 5.537, em vigor desde 2015, que regulamenta a posse e guarda responsável de animais de médio e grande porte. A multa por animais em vias públicas é de R$ 1,7 mil reais, mais a diária de R$ 85.
A coordenadora da CBEA, Thais Brasil, ressalta que vários equinos são retirados das vias ultimamente e que, muitas vezes, estes precisam de tratamento, por estarem machucados e, até mesmo, atropelados. “Se forem necessários cuidados médicos, o dono, além de pagar a multa imposta, precisa quitar o tratamento também”, relatou.
Termos de adoção
Os interessados em adotar um dos cavalos precisam comparecer na coordenadoria do Bem-Estar Animal, na Av. Santa Tecla, 2780, às quartas-feiras, pela manhã. É necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de área rural. O interessado passa por uma avaliação para definir se está apto e assina um termo de adoção, contendo várias cláusulas e uma declaração de que o animal será levado para a zona rural, não podendo, em hipótese alguma, mantê-lo na parte urbana da cidades, mesmo que em pátio fechado.
Cadastro de Carroceiros
O cadastramento dos carroceiros é realizado nas quintas-feiras, no turno da manhã, com o emplacamento das carroças e orientações aos proprietários. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).
A regularização das carroças visa orientar os proprietários sobre os cuidados básicos, como rotina de trabalho, alimentação, animais de tração, peso de carga, vacinação, verificação e condições gerais, as orientações serão fornecidas por um médico veterinário.
Denúncias
Para informar que existe algum cavalo solto em via pública de Bagé, o comunicado deve ser feito através do telefone 3241-5656 ou diretamente na secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), localizada na avenida General Mallet, 251.
Foto: Arquivo/Prefeitura de Bagé