Galeria de Arte Edmundo Rodrigues recebe mostra Iluminados

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) expõe, durante esta semana, as obras da artista Tânia Lemos, uma coletânea de pinturas denominada “Iluminados”. A mostra contextualiza a temática de espiritualidade, onde personagens ligados ao tema são retratados em uma aquarela viva. Além dos quadros, a mostra expõe poemas, escritos pelos integrantes do Movimento dos Escritores Bageenses (MEB), que se inspiraram e produziram textos baseados nas obras da artista.
Tânia se descreve como uma artista mental e espiritual, onde consegue expressar em suas artes a inspiração mediúnica. A artista comenta a proposta de incluir poemas como parte da mostra, e cita a poesia “A Fera” de Cezar Palomeque: “A ideia de enriquecer compondo poesias baseadas nas telas é maravilhosa. Em especial, encontrei o poema do Palomeque, que descreve exatamente o que senti e o que tentei expressar através desta pintura”, ressalta.
Para o ator Bruno Gissoni, que está na cidade e prestigiou a abertura da exposição, a cidade mostra a importância que dá para os artistas locais. “Não existe ninguém melhor que o artista local para retratar e identificar os traços da sua região. A mostra está linda e é sempre bom lembrar que grandes artistas surgiram de cidades pequenas”, ressalta. Já para a bageense, Luz Moura, que hoje reside na capital gaúcha, e veio a cidade para prestigiar o evento, a Secult está de parabéns. “Estou emocionada, conhecia os trabalhos da artista, mas uma coletânea como esta é incrível”, comenta.
A secretária de cultura, Anacarla Flores, informa que o objetivo é linckar a exposição com temas atuais da cidade. “Estamos trabalhando em uma nova linguagem, onde temos a oportunidade aproveitar a comemoração do centenário da Sociedade Espírita Amor e Caridade, e apresentar a nossa comunidade, obras ricas e ligadas ao tema do espiritualismo”, afirma
A exposição fica a aberta até o dia 20 deste mês, sendo que uma das obras que compõe a galeria, será ofertada ao médium Divaldo Franco, para que seja utilizado na Mansão do Caminho, em Salvador – Bahia.
Fotos: Patrícia Leal