Mostra Gaúcha de Curtas

Com entrada franca e com programação tradicional da primeira semana de exibições, já está confirmada em decorrer do 46° Festival de Cinema de Gramado, a Mostra Gaúcha de Curtas - Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. A estréia em sua edição de 2018, ocorre neste sábado (18), com a primeira sessão às 13h, no Palácio dos Festivais. A segunda sessão de exibição será no domingo (19) no mesmo horário. A cerimônia de premiação, quando serão conhecidos os vencedores da Mostra, será às 20h30 de domingo, sempre no Palácio dos Festivais.
Com 64 inscrições nesta 15ª edição, os 20 curtas selecionados para a Mostra Gaúcha concorrem a prêmios (troféu e dinheiro) em 11 categorias. Essa é uma das ações da Assembleia Legislativa de aproximação com a sociedade, por meio de atividades culturais que, por tabela, incentiva a produção local de cinema.
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas - criado em 2004 (Resolução nº 2.902), ainda nas tradicionais películas de 35 e 16 milímetros, foi reformulado em 2008 (Resolução nº 3.014), passando a incluir os formatos digitais. Tal alteração determinou uma expressiva ampliação da participação, especialmente de jovens cineastas, demonstrada pelo número de inscrições: de sete em 2007 saltou para 21 em 2008, chegando a três dígitos em 2015, com 110 filmes inscritos.
A Mostra Gaúcha de Curtas contempla os vencedores com prêmios em dinheiro, num total de R$ 48.000,00, em 11 categorias (filme, diretor, roteiro, ator, atriz, música, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e produtor).
A Mostra é realizada em parceria entre a Assembleia Legislativa e a Prefeitura Municipal de Gramado, por meio da Gramadotur, promotora do Festival de Cinema de Gramado. O certame conta com o apoio técnico e institucional das entidades do cinema gaúcho: da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC), do Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV), da Fundação Cinema RS (Fundacine), bem como da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine/Sedactel).
Comissão selecionadora
Integraram a Comissão de Seleção do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas: Rogério Rodrigues (Fundação Cinema RS - Fundacine); Vicente Romano (Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul); Denise Schwertner Marchi (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS - APTC); Juliana Costa (Associação de Críticos de Cinema do RS - ACCIRS) e Pâmela Hauber (Sindicato da Indústria Audiovisual do RS - SIAV).
Programação
18/08 - Sábado - 13h - Palácio dos Festivais
“Um Corpo Feminino”, de Thais Fernandes
“Entre Sós”, de Caetano Salerno
“Maçãs em Fogo”, de Bruno de Oliveira
“O Comedor de Sementes”, de Victoria Farina
“O Abismo”, de Lucas Reis
“Movimento à Margem”, de Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina
“Subtexto”, de Cristian Beltrán
“Vinil”, de Catherine Silveira de Vargas e Valentina Peroni Freire Barata
“Sem Abrigo”, de Leonardo Remor
“Grito”, de Luiz Alberto Cassol
“À Sombra”, de Felipe Lesbick
19/08 – Domingo - 13h - Palácio dos Festivais
“Fè Mye Talè”, de Henrique Both Lahude
“Gasparotto”, de Zeca Brito
“O Viúvo”, de Luiz Carlos Wolf Chemale
“Coágulo”, de Jéssica Gonzatto
“Pelos Velhos Tempos”, de Ulisses da Motta
“Nós Montanha”, de Gabriel Motta
“A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina”, de Tiago Ribeiro
“Antes do Lembrar”, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
“Mulher Ltda”, de Taísa Ennes
19/08 - Domingo - 16h - Sala de Debates do Hotel Serra Azul
Debate dos filmes da Mostra Assembleia Legislativa de Curtas Gaúchos
19/08 - Domingo – 20h30 - Palácio dos Festivais
Divulgação dos vencedores e cerimônia de premiação.
Crédito: Edison vara / Pressphoto