Mostra “Pelas Mãos do Pampa” é prestigiada pela comunidade bageense

Aconteceu no último sábado a abertura da exposição “Pelas Mãos do Pampa”, na Casa de Cultura Pedro Wayne ,realizada pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI).
A mostra regional contou com a participação de artesãs das cidades de Bagé, Palmas, Piratini, Candiota e Dom Pedrito.
Durante todo o dia, a intensa movimentação garantiu o sucesso do evento que contou com um desfile, onde as modelos exibiam a delicadeza das peças produzidas com lã em tear, em crochê ou tricô. No final da tarde, a cantora Niandra Lacerda encantou os espectadores durante o coquetel.
Segundo o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, a pasta tem se dedicado na luta pela valorização dos artesãos da cidade. “Esta é mais uma atividade que busca incentivar a produção artesanal, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo. A produção desta região, se destaca pela alta qualidade do que é produzido, portanto, nós como incentivadores, buscamos e já estamos apresentando o trabalho desenvolvido aqui, no Brasil e no exterior”, ressalta.
Para a artesã bageense, Nilva Schwert, que há 16 anos produz peças em lã, a exposição é uma grande oportunidade. “O artesanato é muito desvalorizado. Hoje, estamos vivendo uma nova realidade, onde temos onde divulgar e mostrar o nosso trabalho, que além de belo, é local e auxilia na economia da nossa cidade”, enfatiza.
A exposição é aberta ao público e acontece na Casa de Cultura, podendo ser visitada até o dia 15 de agosto.
Crédito: Suélen Delabari