top of page

Arquivo Público realiza exposição alusiva à Semana do Patrimônio

O Arquivo Público Tarcísio Taborda, em parceira com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio, Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb), a partir desta quinta-feira (16), realiza exposição “Henrique Tobal um gênio espanhol em Bagé”.


A mostra retrata a construção de prédios, através do acervo de plantas que detalham a riqueza arquitetônica que Tobal trazia de suas inspirações espanholas, além de exemplares da revista Phenix, sob a direção de Túlio Lopes, onde ganhou fama como talentoso homem da imprensa.


Além dos arquivos do arquiteto, a mostra deve conter a pesquisa histórica da diretora da Casa de Cultura, Heloisa Morgado. Para o diretor do arquivo público, Cláudio Leminszek, é satisfatório poder expor a riqueza do acervo. “É com orgulho que integramos a programação da Semana do Patrimônio. É com imensa satisfação que apresentamos a riqueza do nosso acervo e apresentamos as relíquias de Henrique Tobal, o gênio espanhol, marcante não só como arquiteto, mas como homem das letras”, ressalta Leminszek.


A exposição pode ser visitada até o dia 31.


Sobre Henrique Tobal Macias

Henrique Tobal Macias, nasceu em Málaga Espanha, em 1 de maio de 1886. Filho de Henrique Tobal Martins e de Catalina Macias Benites, formou-se em arquitetura e escultura na Escola de Belas Artes de Madrid. Após formar-se decide tentar a sorte na América.


Chegou em Porto Alegre em 1912, e após breve período, parte para Bagé ,onde fixa residência definitivamente. Ao lado do seu escritório de arquitetura, criou uma escola artística de desenho e escultura. Em seu ateliê produzia peças em gesso cimento e madeira. Casou-se com Maria Isolina Araújo, com ela teve dois filhos. Construiu as Capelas da Santa Casa e da Escola Espírito Santo. Prédios desaparecidos como Banco Pelotense, loja Salim Kalil, casa Padilha e América.


Outras obras de Tobal: casa Lira fábrica de móveis novo estilo, participou também da revista Phoenix logo que chegou a Bagé em 1921, sobre direção de sob direção de Túlio Lopes ganhou fama como talentoso homem da imprensa da mesma maneira que fazia nome como arquiteto. Faleceu em 1 de março de 1952 aos 65 anos idade.



Programação:

16/08 - Abertura da exposição: Henrique Tobal, um gênio espanhol em Bagé

11h – Local: Arquivo Público Municipal

17/08 - Exposição memória que se faz cidade


Realização Museu Dom Diogo de Souza

Durante todo o mês de agosto nos bancos do município

29/08 - Lançamento do selo de aprovação do Compreb

17h – Neab (Crea-RS inspetoria de Bagé)

Rua Bento Gonçalves, 250 - Direita


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page