top of page

Bagé: Plantão para apreensão de cavalos soltos

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 23 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

O fato em ter crescido de forma considerável a incidência de animais soltos pelas vias públicas de Bagé, pondo em risco a integridade física dos animais e podendo provocar acidentes, fez com que Secretaria de Segurança e Mobilidade (SSM), órgão responsável pela captura e logística do município de Bagé anunciasse o atendimento através também de plantão noturno. “Estamos com uma grande demanda, e apesar das campanhas de conscientização, os proprietários continuam deixando seus cavalos soltos”, ressaltou o secretário da pasta Luis Diego Soares.


Além da apreensão dos animais, a secretaria informa que os proprietários também são responsabilizados criminalmente. As denúncias podem ser realizadas através do (53) 3241 5656, já o plantão de recolhimento pode ser acionado através do (53) 997 120 233


Os animais soltos que são apreendidos pelos órgãos fiscalizador da prefeitura de Bagé e não são regularizado a situação pelos seus responsáveis, são colocados para adoção.

Segundo a coordenadora Coordenadoria de Bem Estar Animal (CBEA), Thais Brasil, o processo de adoção é criterioso e presa pelo bem estar do animal. “Realizamos todo o cuidado veterinário, pois a maioria destes animais são encontrados machucados, necessitando de atenção e tratamento”, comenta. Thais também informa a importância do acompanhamento realizado após a adoção: “realizamos todo o acompanhamento. Estes são animais que não podem ser utilizados para trabalho forçado, são cavalos destinados ao lazer, por isso, periodicamente realizamos visita nas propriedades rurais dos adotantes”.


O secretário da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) Luís Diego Soares, informa que o recolhimento dos animais acontece com base na Lei 5.537, em vigor desde 2015, que regulamenta a posse e guarda responsável de animais de médio e grande porte. A multa por animais em vias públicas é de R$ 1,7 mil, mais a diária no valor de R$ 85.


Termos de adoção

Os interessados em adotar precisam comparecer na Coordenadoria do Bem Estar Animal, na Av. Santa Tecla, 2780, às quartas-feiras, pela manhã, munido de RG, CPF e comprovante de área rural. Conforme praxe o interessado passa por uma avaliação para definir se está apto e assina um termo de adoção, contendo várias cláusulas e uma declaração de que o animal será levado para a zona rural, não podendo, em hipótese alguma, mantê-lo na parte urbana da cidade, mesmo que em pátio fechado.


Os novos responsáveis tem o direito de solicitar o sigilo de seus dados, isto ocorre no sentido em ser preservado para não ocorrer conflito com o antigo dono do animal.


Cadastro de Carroceiros

O cadastramento dos carroceiros é realizado nas quintas-feiras, no turno da manhã, com o emplacamento das carroças e orientações aos proprietários. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).

A regularização das carroças visa orientar os proprietários sobre os cuidados básicos, como rotina de trabalho, alimentação, animais de tração, peso de carga, vacinação, verificação e condições gerais, as orientações serão fornecidas por um médico veterinário.



Crédito: Patrícia Leal


 
 
 

留言


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page