Bagé: Casa de hospedagem realiza serviço de acolhimento provisório
- Jornal Gente
- 24 de ago. de 2018
- 2 min de leitura

A Casa de Hospedagem de Bagé, inaugurada em junho deste ano, pela Prefeitura Municipal já recebeu mais de 100 bageenses que estão realizando Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Porto Alegre. O local, é pioneiro no Estado.
Para Giselma Maria Geisler Alves, que acompanha o seu filho Robinson Gabriel Alves Rodrigues, de 19 anos, em tratamento na capital, a casa vem cumprindo o seu papel. “O meu filho é especial, ele tem síndrome de down, e desde os dois meses de idade realizamos o tratamento dele em Porto Alegre, pois ele sempre teve problemas de saúde. Já foram dezenas de idas e vindas, já passamos muito trabalho. Lembro bem que até para usarmos um banheiro para trocar a fralda dele era difícil de encontrar, também de estarmos muito cansados sem lugar para tomarmos ao menos um banho e ainda tínhamos que pernoitar em bancos da rodoviária. Era um sacrifício, mas agora tudo mudou, com a graça de Deus temos essa casa para nos acolher”, agradeceu.
Giselma hospedou-se na Casa no início desse mês e já está encaminhando um necessário retorno para o final do mês de setembro, quando o filho deverá passar por uma cirurgia no hospital Santa Casa de Misericórdia. “Tudo que uma mãe quer é ver seu filho bem e no local temos todos o conforto necessário, com camas, banho quente, tudo limpinho e até televisão”, comemorou.
A casa disponibiliza 44 vagas, e fica situada na avenida Duque de Caxias, 180, próximo à Santa Casa de Misericórdia, com fácil acesso aos principais pontos de tratamento de saúde da capital, além de possuir, nas proximidades, supermercado, farmácia e transporte coletivo. Os motoristas e as técnicas de enfermagem que acompanham os pacientes até Porto Alegre, também podem usufruir dos benefícios do local.
O espaço conta com uma equipe composta por uma profissional de enfermagem, uma administradora e dois atendentes. O local disponibiliza copa, beliches, banheiros, espaço de convívio e área de serviço. A hospedagem está disponível para qualquer bageense que necessitar, independente do tipo de procedimento que será realizado, sendo pelo Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (Ipê), Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo particular.
Para utilizar o local, basta ir até a Secretaria de Saúde, procurar o TFD, realizar um cadastro com os documentos pessoais e o comprovante de permanência na capital. O próximo passo é dirigir-se até a Smasi, localizada na Avenida São Judas, 796, no Km 21, para efetuar o encaminhamento.
“Estou fazendo hemodiálise na Santa Casa de Porto Alegre e meu filho me acompanha. A nossa estadia está sendo maravilhosa, melhor impossível. Recebemos muito amor na casa, e isso renova nossas forças para lutarmos contra a doença”, contou a usuária do serviço, Diva Helena Martins de Campos.
“Este espaço é mais uma forma encontrada pelo Governo Municipal de cuidar com carinho de seus cidadãos, principalmente nas horas mais difíceis. A Casa está à total disposição para quem necessite”, disse o secretário da Smasi, Esquerda Carneiro.
Crédito: Joseana Pires
Opmerkingen