Candiota comemora números positivos em sua edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia

Nesta última quarta-feira (22), a sexta edição da Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota (FEICAN), reuniu 80 trabalhos e 59 professores orientadores. A atividade é desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com a Unipampa.
Conforme seus organizadores, a Feira envolve desde crianças da educação infantil até o ensino médio, tando de escolas estaduais como municipais. A secretária de Educação Giselma Pereira, destacou que o aproveitamento, o desenvolvimento da feira e a apresentação dos trabalhos foi extremamente positiva. “A gente vê uma amostra daquilo que saiu além da sala de aula, que a feira envolveu a questão de gênero (masculino e feminino), da inclusão e também a parte científica, foi muito legal a feira trabalhar em vários aspectos além da parte científica”, relatou.
Os trabalhos das escolas foram avaliados e os classificados vão participar da Feira em Bagé que acontece dia 31 de agosto na Unipampa. O professor Pedro Dorneles da Unipampa e um dos organizadores da Feira, também informou que este ano, a 8ª Feira em Bagé homenageará seis segmentos, entre eles haverá duas representantes de Candiota.
Homenageados
Sendo na categoria Educação Básica, a engenheira química Íris Raupp, ex-aluna da escola Jerônimo Mércio da Silveira que em 2011 participou da I Feira de Ciências, em 2012 foi bolsista de Iniciação Científica Júnior, em 2013 ingressou na Unipampa como estudante e em 2018 graduou-se em Engenheira Química.
E na categoria Comunidade Externa, a professora Nazionélia Ferreira, que em 2013, na condição de Secretária de Educação de Candiota, mobilizou a comunidade escolar para a realização da I FEICAN – Feira de Ciências, Arte e Tecnologia de Candiota.
Ainda de acordo com o Professor Dorneles, cada homenageado plantará uma árvore no espaço que eles denominaram de “Bosque das Feiras”. O Prefeito de Candiota elogiou a iniciativa. “Parabenizo também nossas representantes de Candiota que estão recebendo essa homenagem, que nos honra muito”, destacou.
CIPAVE
Durante a Feican, também aconteceu uma ação do CIPAVE (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar), com o tema “Pela Cultura de Paz’. Durante o evento que havia uma grande representação da comunidade escolar foram distribuídos folders e materiais explicativos, divulgação do trabalho realizado pelas escolas Estaduais, sorteio de brindes e camisetas, além da exibição de uma faixa com o tema.
Confira os trabalhos classificados para feira de Bagé:
