Nenhuma família beneficiada no Programa de Reforma Agrária é denunciado pelo MST
Os números apresentados recentemente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) indicando que em 2016 foram 1.686 famílias beneficiadas no Programa de Reforma Agrária e nenhuma assentada no ano de 2017, estes números em comparativo com o auge da reforma agrária no país ocorrido no ano de 2006 quando 135.358 familias foram assentadas, fez com que o Movimento Sem Terra (MST) fizesse duras criticas a inexistência de políticas públicas promovidas pelo governo Federal.
Em um primeiro momento contestadas pelo Incra, mas confirmadas em reportagem do site UOL. Segundo João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do MST “Isso demonstra a falta de compromisso dsse governo com as famílias sem terra e a demonstração do porque terem aumentado os conflitos no campo”. Em seu depoimento o lider camponês afirma da existência de existirem 130 mil famílias acampadas, em sua grande maioria organizadas pelo MST.
Um dos motivos destacados para o ocorrido foi causado pela extinção do Ministério da Reforma Agrária (MDA) assim que Michel Temer assumiu a presidência do Brasil.