Dos livros para a vida - escola de Bagé dá movimento à história aprendida em sala de aula

Com o objetivo de contextualizar a história revelada nos livros em sala de aula e mostrar aos alunos que os fatos passados estão diretamente ligados ao que se vive nos dias atuais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Azambuja, localizada no bairro Passo das Pedras, está desenvolvendo o projeto denominado "A minha história faz parte da história que a história conta".
Com os olhos voltados para todos os aspectos relacionados aos conteúdos que relatam a construção da República no Brasil, foi criado um roteiro de visitas a locais atuais e que falam muito sobre a história contada nos livros.
A supervisora da escola, professora Cristiane Machado Rodrigues, explica que a primeira parte do projeto foi conhecer a Câmara Municipal de Vereadores e sua influência na cidade. "Assim, contextualizamos a República da Espada, quando os três poderes do Brasil foram instituídos". Na manhã desta quinta-feira (30) o grupo visitou o Museu Dom Diogo de Souza. "Para entendermos a nossa história nos tempos que antecedem a Revolução Federalista", detalha.
"Ver pelos olhos dos outros é muito diferente do que ver por nós mesmos", foi o que disse o aluno Lucas Eduardo Souza Munhoz ao relatar como é estar conhecendo as história viva da cidade. "A nossa turma está gostando muito porque estamos estudando nos livros e conhecendo muitas coisas indo até os lugares. Estamos desenvolvendo muito mais nossos conhecimentos da história. Isso muda a nossa visão", disse o aluno do 9º Ano.
O roteiro inclui ainda visitas às unidades militares da cidade e aos poderes executivo e legislativo. "Tudo para que os alunos entendam que a História é feita de fatos que foram e sempre serão produzidos por homens e mulheres ao longo do tempo", finalizou a supervisora Cristiane.
Crédito: Divulgação