Prefeito de Bagé fala de ações de sua gestão em entrevista à programa de Rádio

O prefeito Divaldo Lara participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Difusora, 103,9 FM, nesta quinta-feira (30). Entrevistado pelos apresentadores Beto Cogoy e Lara Denise, o chefe do executivo bageense respondeu algumas questões sobre saúde, educação, pavimentação entre outras ações que estão sendo executadas pela sua gestão.
A chuva foi um dos primeiros assuntos abordados, principalmente em relação a manutenção das estradas vicinais, onde a água cortada a via e causava diversas crateras. O prefeito falou do recebimento de retroescavadeiras para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, que amenizou os diversos problemas de vários locais do interior do município.
A manutenção das ruas do município também foi mencionado, onde Lara destacou o trabalho que vem sendo realizado para recuperação dos bairros. Uma solução apontada foi o asfaltamento, porém, o prefeito ressaltou que para a realização da tão sonhada pavimentação da cidade, é necessário recursos. “Recentemente entregamos 10 km de asfalto, a obra do Anel Rodoviário, aguardada pelos bageenses há mais de 30 anos. Pretendemos dar sequência na pavimentação da zona leste, que deve receber cerca de 3km de asfaltamento. O acesso à avenida Itália também está nos planos”, informou.
Os radialistas também questionaram sobre a recuperação das terras onde seria construída a barragem do Quebracho. O prefeito ressaltou o grande trabalho da procuradoria jurídica do município, que recuperou os lotes, que compreende 280 ha, e já estão escrituradas. As terras que equivalem cerca de R$5 milhões, deve ser leiloada e segundo Divaldo, metade do valor será utilizado para o pagamento de precatórios e o restante, será aplicado no asfaltamento.
Lara mencionou que já foram colocados 20 km de bueiros nos bairros. Já no centro, conforme palavras do prefeito, a população pode perceber a limpeza urbana e a revitalização dos canteiros, que pode ser realizado através de parcerias com empresários, assim como prédios que devem ser revitalizados até o final do ano. A iluminação pública, reposição de árvores e a disponibilidade de lixeira no centro da cidade também foi destacado pelo prefeito que afirmou o processo de recuperação do que ele considera o cartão de visita para os bageenses e para os turistas.
Na área da saúde informou que seu governo já investiu R$ 8 milhões a mais do que estava previsto, retirando esse valor de outras áreas, devido à falta de repasse de recursos por parte do governo estadual. “Saúde é uma das prioridades da nossa gestão. Atualmente mais de três mil bageenses fazem tratamento fora de domicílio, onde temos o dever de possibilitar um transporte adequado e seguro, através da renovação da frota. Zeramos a fila de espera por tomografias e ecografias e pretendemos aumentar o número de exames com pouco ou sem nenhum tempo de espera”, afirmou.
A Casa de Hospedagem em Porto Alegre também foi destaque na entrevista, no qual Lara afirmou ser uma grande conquista do governo. “Hoje nossos pacientes possuem um local para ficar, não precisam mais aguardar seus familiares em bancos de hospitais. Oferecemos condições de conforto e aconchego para os que mais necessitam”.
Divaldo finalizou dizendo estar feliz em participar da entrevista e poder responder todos os questionamentos e destacou a pesquisa do Instituto Methodus, encomendada pela Associação e Sindicato Rural, que apontou um índice de 74,25% de aprovação por parte da população do trabalho que vem sendo realizado pelo governo. “Com certeza esse resultado nos motiva a trabalhar mais pelo desenvolvimento da nossa cidade e da nossa população. Estamos construindo 1164 novas moradias que em breve vão ser entregues, o maior programa habitacional do Rio Grande do Sul. Essa semana começamos a distribuir os 13 mil uniformes de alta qualidade que chegaram para todos os alunos da rede municipal e para os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). “Destaco que essas conquistas estão sendo realizadas com recursos da população, que paga seus impostos e pode ver o resultado na educação e em tantas outras áreas”, finalizou.
Crédito: Giovana Pereira