Semana da Pátria tem alterações na programação de Pelotas

Previsão de tempo instável no fim de semana ocasionou mudanças no cronograma da Semana da Pátria. A decisão foi tomada por integrantes da organização em reunião na tarde dessa quinta-feira (30), na sede da Secretaria de Cultura (Secult).
A tradicional corrida do fogo simbólico, que ocorreria no sábado (1), com trajeto partindo do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMTZ) - na avenida Duque de Caxias, 344 - até o Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves, foi cancelada e substituída por uma solenidade no ginásio do 9º BIMTZ, aberta ao público, com início marcado para as 10h.
A Parada da Juventude, que sairia no domingo (2), foi transferida para o dia 16 de setembro. O desfile, que envolve escolas municipais, escolas de educação especial, alunos do projeto Vida Ativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e os escoteiros, sai às 14h, na esquina da Bento Gonçalves com a rua Gonçalves Chaves. O trânsito na quadra entre a Gonçalves e a Marechal Deodoro será interrompido para o evento.
Na terça-feira (4), ocorre uma sessão solene na Câmara de Vereadores às 10h30min. A sessão solene da maçonaria pelotense será na quarta (5), na loja maçônica Fraternidade Nº 3, localizada à rua Andrade Neves, 2202, a partir das 20h.
No dia 7 de setembro, às 9h, será feita uma homenagem da loja maçônica Antunes Ribas ao busto de José Bonifácio, localizado na praça de mesmo nome. O desfile militar na avenida Bento Gonçalves permanece também no dia 7, a partir das 10h.
A Pedalada da Pátria, organizada pelo grupo ciclístico Pedal Domingueira, foi transferida para o dia 9 de setembro, a partir das 9h, com saída na esquina da Bento com rua Padre Anchieta. O trajeto passa pelas ruas Santos Dumont, avenidas Fernando Osório, Dom Joaquim, Juscelino Kubitschek e novamente avenida Bento Gonçalves, completando um trajeto de 12 km. Para participar, basta ir até a loja JL Casarin e reservar a sua camiseta, no valor de R$15, até este sábado.
A Semana da Pátria é organizada pela Liga de Defesa Nacional, 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e 9º Batalhão de Infantaria Motorizada em parceria com a Prefeitura.
Crédito: Paulo Ienczak