Cavalarianos de Bagé partem em busca da Chama Crioula
- Jornal Gente
- 1 de set. de 2018
- 1 min de leitura

Na manhã desta sexta-feira (31) um grupo composto por 17 cavalarianos partiu em direção a São Gabriel para buscar e conduzir até Bagé, a Chama Crioula, símbolo das comemorações da Semana Farroupilha.
A cerimônia de partida dos cavalarianos aconteceu no Espaço Cesarino, foi conduzida pelo coordenador da Comissão organizadora dos Festejos Farroupilhas, Orsay Azambuja (Xirú) e o presidente da Associação dos Cavalarianos Rainha da Fronteira, Mirabeau Borba dos Santos, que acompanhou o grupo. O ritual marca o início dos festejos farroupilhas, comemorado de 13 a 20 de setembro.
A Chama chegará a Bagé, no dia 13 de setembro, às 16h, para, então, ser distribuída às entidades tradicionalistas que cultuam as tradições gaúchas na cidade. Para Xirú, a busca da centelha significa o amor dos gaúchos ao tradicionalismo e aos antepassados. “São 71 anos que tradicionalistas repetem esse ato. Devemos enaltecer nossos antecedentes que forjaram o Rio Grande do Sul a patas de cavalos. Hoje nossa nação é livre, com uma história muito rica. Na condição de tradicionalista é um orgulho muito grande de poder fazer parte deste momento”, evidenciou.
Tradição
O acendimento da Chama Crioula é hoje um dos mais importantes eventos do calendário tradicionalista gaúcho e repete-se, anualmente, desde 1947. Na época, um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da pira da pátria e conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, iniciando um movimento de resgate e preservação dos costumes gaúchos, que também impactou na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Foto: Divulgação
Comments