top of page

Rede de ensino de Bagé atinge maiores índices de melhoria no IDEB da última década

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 5 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

A secretária de Educação e Formação Profissional (Smed), Adriana Lara, divulgou na manhã desta terça-feira (04), que a rede de ensino de Bagé atingiu os maiores números e crescimento dos últimos 10 anos dentro do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na avaliação de 2017.

A cada dois anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica provas de língua portuguesa e matemática e, além de somar as médias dessas duas avaliações, também leva em consideração as taxas de aprovação e de evasão de cada série.


Nos anos iniciais, a meta determinada pelo Inep, no último período, foi de 5,2 e os alunos da rede conquistaram 5,4, ou seja, 0,2 acima do determinado pelo Instituto e 0,4 acima do índice anterior do município (5,0). Já nos anos finais, a nota indicada para 2017 foi de 5,0 e a nota de Bagé foi 4,0. Apesar de ter ficado abaixo da meta do 6º ao 9º ano, o crescimento também foi considerado bom, visto que a médica anterior era de 3,6 e esta nota não foi conquistada nos últimos 10 anos e também é 0,4 maior que o período avaliado em 2015.

Adriana falou sobre os dados obtidos: “Consideramos ótimos números levando em consideração que começamos as aulas em março de 2017 e as provas foram aplicadas em outubro. Tivemos apenas oito meses para realizarmos ações e estratégias para melhorarmos as condições dos nossos alunos. Acreditamos que estamos no rumo certo e no próximo índice, em 2019, aumentaremos ainda mais nosso índice, pois teremos ainda mais tempo para realizarmos ações”, declarou.


O prefeito Divaldo Lara também se manifestou sobre os números: “Desde o primeiro dia de governo garantimos que seríamos comprometidos com educação e estes números provam que falamos a verdade. O esforço que fizemos nos primeiros meses foram colhidos agora”, comemorou.

Divaldo também destacou que, em junho de 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou números relacionados à educação no Rio Grande do Sul e que, segundo os dados apresentados, a Prefeitura de Bagé, não só superou o índice de 25% exigido pela Constituição como atingiu 31,17% e ficou em primeiro lugar em toda região e entre as 100 do estado.


Por fim, a secretária disse: “Muito além da merenda e dos uniformes de qualidade, das novas estruturas que possibilitamos para alunos, professores e funcionários, fomos incansáveis para que os índices fossem conquistados e o resultado veio. Bagé tem educação de qualidade, mas vamos seguir trabalhando para superar a meta nacional, este é nosso principal objetivo”.

O site oficial do instituto ainda não apresenta os indicadores fracionados por cada escola do município para que sejam conhecidas as escolas que melhor se saíram.

Como ações para melhoras os índices foram desenvolvidas as seguintes estratégias.


Padronização dos conteúdos

Foi reformulado e elaborado um conteúdo padrão para todas as escolas atendendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Antes, cada escola seguia os conteúdos independente das demais. Dentro desta ideia, de cada cinco aulas de português uma foi destinada para leitura e interpretação e foram adquiridos livros de literatura para crianças. A realização de exposições e feiras, como a de matemática, por exemplo, também influenciaram na conquista.

Formações e oficinas


Para os professores, foram realizadas 180 formações, sem necessitar gastar nenhum dinheiro público, pois foram realizadas através de professores das universidades de Bagé – Uergs, Unipampa e Urcamp. O foco foram as atividades práticas para a sala de aula em português e matemática.


NAP

Em julho do ano passado, o município inaugurou o Núcleo de Apoio Pedagógico. Um espaço novo, com infraestrutura adequada pedagogicamente, e com o objetivo de atender alunos que apresentam algum tipo de déficit na aprendizagem e que não tenham conseguido passar de ano. O trabalho realizado com estes alunos, com foco na psicologia e na pedagogia, possibilitou que 70% dos frequentadores do local conseguissem passar de série.


Simulado do Ideb

No ano passado, a Smed realizou um sumulado do Ideb nas Escolas de Ensino Fundamental do Município (Emefs). A ação visou preparar os alunos para a prova efetiva, dando experiência no método como série aplicada


1ª Antologia

Primeiro livro produzido por discentes da rede municipal de ensino. Para o livro, foram escritos 79 textos, entre poemas, crônicas, contos, relatos pessoais, fábulas e resenhas críticas. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental escreveram a obra sob orientação dos professores e dos escritores homenageados durante o projeto “Escritores que fazem história na Literatura de Bagé”, na caminhada cívica de 2017. Os professores trabalharam em todos os eixos importantes de português.




Crédito: Paulo Batista


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page