Setembro Amarelo é tema de palestra em Bagé
- Jornal Gente
- 5 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Buscando alertar a população sobre a prática do suicídio, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Morgado Rosa, promove nesta quarta-feira (05), uma roda de conversa com o psicólogo Juliano Veleda, que irá abordar o tema “Depressão e Suicídio: dialogar é preciso”. A palestra acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria de Lourdes Machado Molina, às 14h.
A ação é alusiva ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional sobre a prevenção ao suicídio e que visa chamar a atenção da população. Além de alertar as pessoas para os altos índices de suicídio, a atividade tem o objetivo de motivar o apoio profissional e familiar em casos de depressão, um mal silencioso e que causa a morte de diversas pessoas.
“Esperamos toda a comunidade do bairro Morgado Rosa e Habitar Brasil, pois é um assunto de suma importância e que precisa ser debatido”, comentou o coordenador administrativo, Marcelo Rodrigues.
Rodrigues também informou, que na ocasião a comunidade vai poder esclarecer dúvidas, estabelecer reflexões e diálogo sobre o assunto, bem como saber identificar e prestar ajuda a quem precisa.
Palestra em Aceguá
Na próxima quinta-feira (06), a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) Morgado Rosa, vai representar a cidade de Bagé na Oficina de Educação Permanente em Saúde, realizada pela Comissão de Integração em Ensino e Serviço (Cies), no município de Aceguá.
A ação tem como objetivo discutir a função estratégica da educação permanente, refletir sobre os processos de trabalho em rede e estimular as relações interpessoais entre os servidores. A atividade acontece das 8h30 às 12h, no Centro de Convívio Dom Timóteo.
De acordo com a enfermeira ESF Morgado Rosa, Cláudia de Vasconcellos Bastianello, o tema abordado pela equipe será educação em saúde, incentivando educação permanente através de todas as atividades que são realizadas na unidade. “Já realizamos essa palestra outras vezes, mas com foco em determinada atividade, dessa vez vamos falar de todas as atividades e sobre a interação entre educação continuada e educação comunitária”, informou.
Cláudia, também falou sobre a felicidade de representar a cidade em outro município. “Vai ser muito importante pra nós porque nós vamos divulgar o trabalho da nossa unidade para a comunidade de outra cidade. Entre as diversas ESF, que também realizam um ótimo trabalho nós fomos escolhidos e isso está nos orgulhando bastante”, comentou contente.
O coordenador administrativo, Marcelo Rodrigues, também ressaltou a alegria e o prazer de terem sido escolhidos. “Temos o prazer e o privilégio de representar a nossa cidade com muito orgulho”, declarou.
Neste dia, a ESF Morgado Rosa estará fechada, o atendimento volta ao normal na segunda-feira (10).
Commentaires