Atleta de Candiota é convocado para participar da seleção gaúcha de basquetebol sub-17
- Jornal Gente
- 7 de set. de 2018
- 3 min de leitura

A Federação Gaúcha de Basquetebol convocou 29 atletas para participarem de treinamento da seleção, neste sábado (8), no ginásio do União Corinthians em Santa Cruz do Sul. Uma das novidades na lista pela categoria sub-17 é o pivô Érico Oliveira Ribeiro da cidade de Candiota, 17 anos e 2m de altura, que estuda na Escola Estadual de 2° Grau Dr. Carlos Antônio Kluwe em Bagé, que ganha sua oportunidade. Descoberto nas ações sociais em Candiota, para treinar com o grupo de alto rendimento do BBC, o jogador tem patrocínio individual do hotel Fenícia e do restaurante Santa Hora.
Em conversa mantida com a redação do JG, o atleta informou ser inicialmente residente da Vila Residencial em Candiota e estudava na Escola Jerônimo Mércio da Silveira, mas que em razão do esporte e dos estudos está residindo em Bagé. “Eu me mudei de Candiota para Bagé no início de agosto, para que pudesse treinar mais”, explica Ribeiro que já pratica o basquetebol desde 2015. Jogar no Bagé Basquetebol Clube (BBC) começou a fazer a diferença. “Resolvi escolher o basquete porque era algo que sempre me chamou a atenção, até porque meu irmão disputa NBB, e sempre me motivei vendo ele jogar”, relata.
Integra também a lista desde o ano passado o pivô Luan Ribeiro Pinto, de 15 anos e 2m e 4cm de altura de Bagé. Porém, pela primeira vez, o jogador participará de atividades com os juvenis, mesmo com idade abaixo. A escolha é um indicativo do jovem ser uma das apostas do basquete gaúcho.
De acordo com o Professor de Educação Física e coordenador do projeto Basquetebol para Todos de Candiota, promovido pela Prefeitura da cidade em parceria com a Bagé Basquetebol Clube (BBC)., Bruno Azambuja, serão selecionados 12 rapazes para compor o time. “Se Érico for convocado entre os 12, ele representará o estado e Candiota no campeonato sul-brasileiro, estamos muito felizes com essa conquista”, afirmou.
Professor de Educação Física
As escolhas de garotos da região, ainda, estudantes para participarem de esportes de alto rendimento no cenário gaúcho, faz reportar que foi comemorado no dia 1° de setembro o dia do profissional de educação física. A lembrança foi feita pelo professor de educação física, vereador João Roberto (PT) de Candiota que foi a tribuna da Câmara falar sobre a profissão. Sua importância e necessidade em um país tão desigual.
Não é possível esquecer que a Educação Física como disciplina obrigatória do ensino médio. Obteve recentemente vitória ante a Medida Provisória (MP) do Governo Temer, que prometia revolucionar o ensino no Brasil. Entre as medidas, solucionar de vez o fato de não existir uma lei que especificava todas as disciplinas que deveriam obrigatoriamente ser ensinadas na escola, – até então, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) só citava explicitamente, em trechos diversos, as disciplinas de português, matemática, artes, educação física, filosofia e sociologia como obrigatórias nos três anos do ensino médio.
Então como solução, na versão original a MP de Michel Temer, que foi derrotada no Congresso Nacional, queria mudar isso, e retirar do texto as disciplinas de artes, educação física, filosofia e sociologia. Ela determinava que somente matemática e português seriam disciplinas obrigatórios ao longo dos três anos, e tornava obrigatório o ensino de inglês como língua estrangeira.
Se leis como essa no ensino fossem vencidas meninos e meninas diminuiriam suas chances em se descobrir como atletas. “O professor de educação física não teve participação direta na minha escolha de ser jogador, mas sempre me incentivou a seguir carreira”, afirmação de Érico ao ser perguntado sobre o papel em importância na sua escolha pelo esporte.

Comments