Caps realiza almoço alusivo ao setembro amarelo
- Jornal Gente
- 12 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através do O Centro de Atenção Psicossocial, promove no dia 19 de setembro, no pátio do Centro de Convívio do Centro Administrativo, das 9h às 14h, um almoço destinado à conscientização sobre prevenção ao suicídio. O encontro alusivo ao Setembro Amarelo terá como tema “Prevenção ao suicídio: valorização da vida”, promovendo a socialização dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I), Atenção Psicossocial Saúde Mental (Caps II) e Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD).
De acordo com a coordenadora da saúde mental, Ana Maria Ferreira, essa confraternização visa dar qualidade de vida, bem-estar mental, e proporcionar um ambiente diferente do que eles estão acostumados a viver. “O objetivo é promover momentos de descontração, para que as pessoas pensem de uma forma diferente e enfrentem novos desafios e procurem querer viver da melhor forma possível”, ressaltou.
Para uma das organizadoras da programação e da coordenação do Caps I, Aline Soares Farias, o suicídio ainda é um assunto que tem que ser muito discutido. “Fizemos um panfleto para entregar no almoço, abordando a valorização da vida e informando sobre esse assunto tão importante”, disse.
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do altos números de suicídio no Brasil e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, em média, 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil a cada ano.
Centro de Valorização da Vida
Desde o dia 1º de julho, as ligações de prevenção de suicídio feitas para o Centro de Valorização da Vida (CVV), através do número 188, são gratuitas para todo o país. O CVV é uma Associação Civil sem fins lucrativos, que trabalha com prevenção ao suicídio por meio de voluntários, que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Todas as ligações são sigilosas.
Comments