Norma Krolow conquista vice no nacional de Tai Chi Chuan
- Jornal Gente
- 12 de set. de 2018
- 2 min de leitura

O último final de semana vai ficar marcado na vida de Norma Holz Krolow, 68 anos, aluna da oficina de Tai Chi Chuan do Centro do Idoso de Bagé. A sua participação no "XXIX Campeonato Brasileiro Kung Fu Wushu", que aconteceu em Londrina-PR, lhe valeu a conquista da medalha de prata em sua modalidade.
Norma foi classificada para o campeonato no mês de julho, em Porto Alegre, quando foi campeã estadual na categoria “sênior 60 anos” do campeonato gaúcho de Kung Fu. A atleta foi vice campeã brasileira acompanhada do mestre Luciano Molina, que é professor do esporte no Centro do Idoso, e com quem a idosa conheceu a arte marcial chinesa, que é reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, uma ótima opção para aumentar o equilíbrio e reduzir quedas.
“Eu sempre fui bem agitada, quando conheci o Tai Chi Chuan tudo mudou. Hoje, as palavras foco, superação e disciplina fazem parte do meu cotidiano. Para mim é mais que um esporte, é um estilo de vida. O pódio veio meramente laurear tudo isso”, afirmou Norma.
O professor Molina comentou que o sucesso nos campeonatos não é o mais importante: “as medalhas vem apenas para coroar o trabalho que realizamos com trabalho e dedicação. O mais importante, o recado que queremos deixar é de que nunca é tarde para realizar algo, ser autoconfiante e correr atrás de superação e qualidade de vida na terceira idade. A vida não acaba aos 60, é apenas tempo de iniciar uma nova etapa”.

Pesquisa de Harvard comprova que Tai Chi Chuan é ideal para a terceira idade
Hoje, o tai chi é conhecido como um exercício de baixo impacto e alcança tamanha importância que ganhou um núcleo de pesquisa na Harvard Medical SchooL dedicado exclusivamente a estudar seus benefícios. Os pesquisadores concluíram que a prática ajuda a manter a densidade óssea, reduz dores decorrentes da artrite, promove a saúde do coração, reduz a hipertensão e melhora a qualidade de vida das pessoas.
Eleito em 2017 como uma das cinco melhores atividades físicas, através de uma pesquisa que elege as cinco melhores atividades físicas para todas as faixas etárias, o exercício foi considerado como tendo extrema eficácia no combate de doenças, acalma a mente e até desacelera o envelhecimento.
Um treinamento de 12 meses em pessoas idosas provou que, tanto para homens quanto para mulheres, houve inúmeros benefícios físicos e psicológicos, como o aumento da flexibilidade da coluna lombar e torácica, da força muscular das pernas, até redução da depressão, da ansiedade e dos distúrbios de humor
Crédito: Divulgação
Comments