top of page

Bagé: Coordenadoria da Mulher realiza mais uma edição do Tecendo as Redes

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 13 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

A Coordenadoria da Mulher e Direitos Humanos, promoveu nesta terça-feira (11), no salão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o terceiro encontro deste ano do Projeto Tecendo as Redes das Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A proposta contempla ações preventivas a todo tipo de violência praticada contra as mulheres.


A coordenadora Cândida Navarro explicou que o nome do projeto se dá por conta da intenção de articular uma grande rede que assegure os direitos às mulheres. “Esta é uma iniciativa de construção de um plano maior, no qual atuamos com servidores da rede pública de atendimento de todas as áreas parceiras do trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher no município, e região. Também, entidades civis não governamentais, para refletir e planejar ações de qualificação e aperfeiçoamento das Políticas Públicas que tratam do assunto no Município de Bagé. Estamos propondo a análise das questões relativas à violência e todas suas consequências”, argumentou.


Cândida disse que por meio de palestras e exercícios práticos, são levantados temas relacionados ao universo feminino e a defesa dos direitos humanos na sociedade, capacitando agentes multiplicadores para que possam atuar com autonomia nas comunidades.


O encontro contou com a palestrante psicóloga clínica com formação em psicanálise, Gisela Nontieuri, que já atuou na secretaria de saúde estadual, na URCAMP, no Fórum e no Presídio Regional de Bagé que abordou o tema “Condição da Mulher, Aspectos Sócios históricos e psicológicos”, que tratou da trajetória histórica e cultural da mulher até a atualidade.


Gisela comentou sobre o evento. “Trabalhamos aqui as fases em que passam as mulheres que sofrem violência, como transtorno do estresse pós-traumático, ataques de pânico, culpa, perda de interesse ou prazer em atividades cotidianas, solidão e sofrimento emocional, entre tantos outros”, explicou.


Em torno de 170 pessoas participaram deste terceiro encontro, de um total de oito. Estiveram presentes o vice-prefeito, Manoel Machado; a titular da delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), delegada Carem Adriana Silva do Nascimento; o policial militar tenente da patrulha Maria da Penha, tenente Barcelos; professores da rede pública de ensino; representantes de ONG´s, vereadores de cidades da região, secretários municipais, agentes formadores de opinião e alunos de cursos de psicologia de universidades da cidade.


A orientadora educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriela Mistral, Mari Ângela Moreira de Moraes, comentou a importância da ação e afirmou já ter usado a sensibilidade na percepção em um caso de violência praticada contra a mãe de uma aluna. “Percebi que ela havia postado algo estranho em uma rede social, como uma indireta de alguém que estivesse buscando socorro e não soubesse para onde correr. Chamei ela, que após uma longa conversa me confidenciou que estava, juntamente com as filhas, sofrendo violência. Encaminhei o caso imediatamente à Coordenadoria da Mulher. A equipe agiu rápido, depois de prestar todo o atendimento psicológico, direcionou-as para os órgãos responsáveis”, contou.


Ao final do evento foi servido um lanche aos participantes, e a equipe da coordenadoria distribuiu um mimo, que se tratava de um chocolate com a frase “Amor não controla e não rima com ciúmes! Não aos relacionamentos abusivos”.


A oficina possui o total de 40 horas, e está dividida em oito etapas e oferecerá certificação para quem obtiver 75% de presença.Todos as ações do projeto acontecerão na OAB e toda a população é convidada. As próximas datas dos encontros estão programadas para acontecer nos dias: 05/10, 23/10, 13/11, 27/11 e 13/12.



Crédito: Aline Sabedra



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page