top of page

1ª edição da Feira Orgânica, Agroecológica e Colonial acontece neste domingo

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 14 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Agendada para acontecer no dia 16 de setembro, a partir das 9h, a primeira edição da Feira Orgânica, Agroecológica e Colonial vai ocorrer no Largo do Centro Administrativo, até às 18h30. A ação promovida pela Prefeitura Municipal de Bagé, tem como objetivo fomentar e incentivar a produção de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos.


De acordo com o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) Bayard Paschoa Pereira, a exposição busca demonstrar formas de agregar valor na produção local. “A feira tem três propósitos, o primeiro de estimular o consumo de produtos de melhor valor nutricional e a obrigação do poder público em mostrar outro tipo de alimentação à população. O segundo é fortalecer principalmente os pequenos agricultores, que produzem seus produtos no chamado cinturão verde do município de forma sustentável, sem a presença de agrotóxicos. E o terceiro é fomentar as empresas comerciais instaladas no município que atuam com a venda de produtos orgânicos”, explica.


Entre os atrativos, o evento contará com a comercialização de queijos coloniais, salame, iogurte, manteiga, mel, bebida láctea, pães, diversificação de doces, linguiça, ovos de granja, entre outros produtos rigorosamente regularizados pelo Serviço de Inspeção Municipal.


Bayard conta que está aguardando a liberação da Inspetoria Veterinária para que durante o evento, a população possa apreciar a exposição de frangos crioulos, que não serão comercializados, linhagem nacional de aves para corte, que possui eficiência produtiva, além de baixo teor de gordura.


“Em todas as ações da SDI, procuramos trabalhar com o propósito de criarmos oportunidades para as pessoas que querem empreender, criando espaços adequados de comercialização, gerando renda e movimentando a economia da região. Através do Programa de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), estamos trabalhando os diversos setoriais da economia local. Agora chegou a vez dos orgânicos e agroecológicos”, reforça.


Bayard informa que além da participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS), o evento conta ainda com o importante apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, que após a publicação da Portaria Nº 426/2018, possibilitou a ampliação da comercialização de produtos regionais na feira.


“A feira será uma vitrine privilegiada à estes produtores e comerciantes, e nossa intenção é manter um cronograma periódico para que possamos realizar outras mostras com a característica orgânica, agroecológica e colonial”, finaliza o secretário.



Mesa Redonda


Durante a feira, Bayard informa que vai mediar o debate com a participação dos técnicos da Emater, Luciane Forgiato, Ana Elisa Silva e Carmen Cáceres, a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), Margarete Franco e o diretor do Instituto de Permacultura e Ecovilas da Pampa (IPEP) João Rockett, que na ocasião, irão abordar a produção de alimentos de forma sustentável e alimentação saudável.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page