Bagé: 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa
- Jornal Gente
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação (SDI), realiza entre os dia 26 e 30 de setembro, a 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa. O evento vai acontecer no dia Centro Cultural Auxiliadora, das 14 às 22h, e ocorre através da preposição das vereadoras Lia Rejane Presa e Luz Marina Portella, destinando especial atenção à atividade artesanal no âmbito municipal.
As vereadoras trabalham para expandir o artesanato em Bagé e para que este segmento recebesse atenção especial do Estado, procuraram a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), onde foi assinado pelo prefeito municipal Divaldo Lara e a fundação, o Termo de Cooperação Técnica, que garante a realização da feira com a participação de artesão de toda a região sul.
Segundo o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, até o momento estão confirmada a participação de 100 artesãos, que vão expor trabalhos realizados em diversos materiais. “Nossa prioridade é enaltecer, dar visibilidade aos trabalhos e riquezas que são produzidas pelos artesãos do município e da região. O horário prolongado da feira também é um diferencial, para que toda a população tenha a possibilidade de visitar e adquirir os produtos”, destaca.
De acordo com informações do titular da pasta, a primeira Feira Estadual de Artesanato do Pampa é mais uma de outras tantas que a SDI vem realizando, com vistas de fortalecer o artesanato da nossa região do Pampa Gaúcho. Já foram realizadas duas edições da Feira Rainha da Fronteira; duas FEMÃE, alusiva ao Dia das Mães e a "Mostra Artesão em Foco", realizada todos os finais de mês, no dia de pagamento do funcionalismo público. Já a FENATAL, teve sua primeira edição em dezembro de 2017.
Além de todas as feiras e mostras realizadas, a SDI destaca o espaço do Coreto, que possui artesãos permanentemente, com trabalhos produzidos por eles e disponíveis à venda. “O setorial do artesanato é parte integrante do Programa Arranjos Produtivos Locais que objetiva promover e fomentar nossos arranjos produtivos. É um mercado que está em expansão e salientamos a importância de realizarmos eventos para movimentar a economia local e divulgar outras culturas”, enfatiza.
Além da exposição dos trabalhos, haverá estandes com cervejarias artesanais e gastronomia.
Comments