Bagé: Ação para coibir assédio às mulheres no transporte público
- Jornal Gente
- 18 de set. de 2018
- 2 min de leitura

A Coordenadoria da Mulher e dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM) e com a Câmara de Vereadores, através da Procuradoria da Mulher, realiza na Semana do Trânsito, que inicia nesta quarta-feira (18) e se estende até o dia 25, mais uma ação preventiva e educativa em prol do combate à violência praticada contra a Mulher, denominada de “Contra o Assédio no Transporte Público – Direito de ir e vir das Mulheres”.
O trabalho realizado pela Coordenadoria gira em torno da erradicação de qualquer tipo de violência praticada contra a mulher e a criação e atuação das políticas públicas acerca do tema. Também realiza palestras para promover a conscientização sobre a violência contra o sexo feminino. A equipe do local recebe as mulheres vítimas e disponibiliza serviços de orientação, informação e apoio psicossocial e jurídico na efetivação da Lei Maria da Penha. Somado a estes itens, também são disponibilizadas equipes de psicólogos e enfermeiros para ajudar na saúde das atendidas.
A coordenadora das Políticas públicas para as mulheres, Cândida Navarro, esclareceu que o setor trabalha para enfrentar a cultura que incentiva ou permite hostilidades e violência contra as mulheres, e comentou a ação. “Queremos criar um hábito de respeito à mulher, e isso também dentro do transporte público. Se quisermos um transporte seguro, com qualidade, precisamos abolir essa prática e a denúncia é de extrema importância”, disse.
A ação acontece partir das 11h desta terça-feira, com a distribuição de material informativo; blitz nas principais avenidas da cidade e nos pontos de ônibus; painéis distribuídos em pontos estratégicos, para que as mulheres escrevam frases referentes a situações de violência que vivenciaram e ainda contará também com busdoor, que é uma mídia móvel que será aplicada no para-brisa traseiro dos ônibus das duas empresas de transporte público da cidade.
“A ideia é trazer o debate sobre o assédio às mulheres no transporte coletivo. Em Bagé, não temos conhecimento dessa prática, acredito que seja pelo fato do medo ou da vergonha das vítimas em denunciar. Dessa forma, queremos fazer a campanha para encorajar as denúncias e combater esses atos”, afirmou o titular da SSM, Luís Diego Soares.
Somente neste ano, dois outros eventos foram promovidos pela Coordenadoria no trânsito de Bagé. Em março a “Blitz da Denúncia”, que visou incentivar a delação dos agressores e, em agosto, o “Mulher no Volante, Direção Segura e Elegante”, que teve como objetivo desfazer o mito de que mulher dirige mal e desestruturar o preconceito com mulheres motoristas.
Foto: Retirada do Blog Escreva Lola Escreva
Comments