top of page

Engie chega aos 20 anos com obras da Ute Pampa Sul na reta final

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 19 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

Em setembro, a ENGIE Brasil chega aos 20 anos de atividade na posição de maior geradora privada de energia do país e se expande para os segmentos de transmissão e serviços. Muito dessa trajetória bem-sucedida se deve à atuação no Rio Grande do Sul, onde está sendo implantada a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), em obras desde 2015 e com um investimento, aproximado, de 2,5 bilhões.

“Nestas duas décadas superamos dificuldades, construímos oportunidades e nos antecipamos, sempre com responsabilidade, disciplina financeira, criatividade comercial e inteligência de mercado”, afirma o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini. A expectativa é que a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) entre em operação no primeiro semestre de 2019, com capacidade de geração de 345 MW de energia.

No canteiro de obras da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), o ritmo é acelerado e várias são as frentes de trabalho. O gerente socioambiental, Hugo Roger Stamm, destaca que as atividades de montagem do turbo-gerador estão bastante avançadas e a caldeira está na fase final de montagem da chaparia, que fará o acabamento do isolamento térmico, dos refratários e de sistemas auxiliares. Quando a caldeira estiver pronta, será possível testá-la, assim como o turbo-gerador.


Recentemente, as obras secundárias da Usina, que incluem uma Linha de Transmissão de 20,4 km e 51 torres, uma Correia Transportadora de Carvão de, aproximadamente, 4 km e a barragem de água, também foram concluídas. Estas estruturas já passaram pelos testes de comissionamento, sendo consideradas aptas para operação. No caso da barragem, o acumulado de chuva dos últimos meses no Rio Grande do Sul possibilitou que o reservatório de água atingisse sua cota máxima de armazenamento. Agora, de acordo com Stamm, as estruturas aguardarão a conclusão das obras da Usina para início da operação comercial.

“Na ilha de energia, são vários os sistemas que estão em fase final de construção e montagem para que, na sequência, possam ser testados. Os sistemas de tratamento e desmineralização da água foram os primeiros a passar pela verificação de especificação técnica (comissionamento), pois são vitais para que outras estruturas possam ser testadas até que se chegue à caldeira que, junto com o turbo-gerador, são os equipamentos vitais para a geração de energia”, explica Stamm.


Sustentabilidade

Durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) vários são os projetos e atividades desenvolvidas na área socioambiental, visando auxiliar as comunidades do entorno da obra. Eduardo Sattamini enfatiza a preocupação em criar parcerias com as comunidades no entorno dos empreendimentos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida tanto das comunidades como dos colaboradores da companhia.

Um exemplo é o início das obras para a recuperação e ampliação de uma praça na Vila do Seival, em Candiota. O espaço, que contará com área de lazer arborizada, é uma reivindicação dos moradores e está sendo concretizada em parceria com a Prefeitura de Candiota e a Associação de Moradores do Seival (AMORS). Stamm explica que a primeira etapa da obra da praça tem previsão de execução de 90 dias e inclui estruturas de iluminação, calçada, bancos, lixeiras, espaço para caminhadas e estrutura de lazer para as crianças com playground. Na etapa seguinte, deverá ser concluída a pista de skate.

Outra importante iniciativa é a construção de garagem, com cobertura e pavimentação, para o estacionamento das ambulâncias e veículos do hospital de Hulha Negra. A estrutura está localizada junto a Unidade de Saúde do munícipio. “Esta é uma iniciativa que auxiliará na preservação dos veículos que atuam na saúde da população e, por isso, precisam sempre estar prontos e à disposição da população”, destaca Stamm.


Sobre a ENGIE

A ENGIE está comprometida com um crescimento sustentável a fim de enfrentar os grandes desafios da transiçãoenergéticana direção de um mundo mais descarbonizado, descentralizado e digitalizado. O Grupo tem por objetivo tornar-se o líder desse novo mundo da energia ao focar em três atividades-chave para o futuro: baixa produção de carbono, especialmente a partir do gás natural e energias renováveis, infraestruturas energéticas e soluções eficientes adaptadas para as necessidades de todos os seus clientes (pessoas, empresase regiões). A satisfação dos clientes, a inovação e as soluções digitais são os princípios orientadores do desenvolvimento da ENGIE.

Presente em cerca de 70 países, a ENGIE conta com 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 66,6 bilhões em 2016. Cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), o Grupo está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e EuronextVigeoEiris - World120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).


Sobre a ENGIE Brasil

No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no País, operando uma capacidade instalada de 10.898,8 MW em 31 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do País. O Grupo possui 90%de sua capacidade instalada no Brasil proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no Nordeste e por uma das maiores hidrelétricas do País, Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira, da qual a ENGIE detém participação de 40%.

O Grupo também atua na área geração solar distribuída e oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de telecomunicação e segurança, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades inteligentes, infraestruturas e a indústria de óleo e gás. Contando com 2.100 colaboradores, a ENGIE teve no Brasil em 2017 um faturamento de R$ 7 bilhões.



Crédito: Fábio Campos


 
 
 

Opmerkingen


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page