Bagé em Cantos
- Jornal Gente
- 25 de set. de 2018
- 2 min de leitura

Depois do circuito de visitas dos cantores e compositores bajeenses, homenageados pelo Projeto Bagé em Cantos - promovido pela Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), às escolas da rede municipal, uma nova etapa da proposta começa a ser colocada em prática. Vencidas as etapas iniciais, os artistas e os alunos gravarão o CD que reunirá canções autorais dos músicos com a participação das crianças das escolas da rede municipal de educação.
Foi por esta razão que hoje os alunos da EMEF Visconde de Ribeiro Magalhães visitaram o local onde o CD será gravado. Recebidos pelo seu homenageado, o cantor e compositor Tiago Cesarino, as crianças conheceram instrumentos e equipamentos e revelaram que não conheciam um estúdio de música. "É muito legal! Eu nunca tinha ido a um estúdio", disse o aluno Mateus Moura de Souza. A diretora, Verônica Robaina, comentou que esta é mais uma oportunidade das crianças ficarem perto do cantor. "Ele virou ídolo das crianças. E conhecer o local onde são gravadas e editadas as canções é uma grande novidade", observou.
Já Tiago, que fará a produção do álbum, considera que o projeto passa agora por um momento significativo, tanto para os homenageados como para as crianças. "Na primeira etapa, os artistas visitaram as escolas e conversaram. Teve um exercício cultural, social r pedagógico em todo este processo. Vencida esta etapa com sucesso, passamos agora a trabalhar em mais uma forma de homenagear estes cantores e compositores, que é a gravação do CD com os alunos que vão cantar as composições dos artistas de Bagé", explicou.
Cesarino ressalta que, para o processo de gravação, os músicos já estão selecionando as composições e as escolas irão indicar os alunos que quiserem participar. "O processo de gravação também precisa cumprir etapas como ensaios com os alunos, oficinas de imersão nas músicas para definir o tom dos pequenos cantores, gravação da parte instrumental e, finalmente, a colocação das vozes. Faremos um processo de análise das músicas até que tecnicamente fique o melhor possível para que se eternize o registro fonográfico Bagé em Cantos", destacou.
No cronograma da SMED, o lançamento do CD está previsto para dezembro deste ano.
Crédito: Marcela Mello Padilha
Comentários