top of page

Bagé: 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa reúne artesãos de várias cidades do RS


Aconteceu em Bagé, entre os dia 26 e 30 de setembro, a 1ª Feira Estadual de Artesanato do Pampa, no Centro Cultural Auxiliadora, através da preposição das vereadoras Lia Rejane Presa e Luz Marina Portella, destinando especial atenção à atividade artesanal no âmbito municipal, reuniu 64 artesãos de vários municípios gaúchos.


A coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Marlene Leal Garcia, ressaltou a importância da proposta de trazer à Bagé uma feira a nível estadual, com a participação de artesãos de várias cidades do Estado. “Sentimos a necessidade de chamar a atenção do nosso povo do pampa, mostrando a beleza que nós temos com nosso artesanato. Tivemos a participação de 64 artesãos expondo seus diversos trabalhos realizados com muitos materiais, sendo que 34 são aqui do município”, contou.


Marlene ainda disse que a parceria entre os governos municipal e estadual foram ótimas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. “Gostaria de agradecer a participação de todos, expositores e público, que com certeza fizeram desta, um grande feira. Mostramos que o artesanato é gerador de emprego e renda”, enfatizou.


Para as artesãs e mãe e filha, Diala Rizzotto e Clea Kruger, de Flores da Cunha, e que trabalham há mais de 10 anos na atividade, a feira foi bastante importante para a demonstrar os produtos. “Trabalhamos com a criação de bolsas e mateiras em lona reciclada, um material diferente ainda no mercado. Participamos de várias feiras e Bagé está nos oportunizando além da venda, conhecer um público novo”, comentou Diala.


A Zeledir Vila Real Oliveira, artesã há 22 anos, contou que é a primeira vez que expõe seu artesanato em capim dourado no município e que está feliz com o resultado. “Estou pela primeira vez em Bagé, demostrando o meu trabalho de colares, acessórios, bolsas, entre outros, em capim dourado. Tivemos uma ótima aceitação do público, o que nos motiva a participar de outras feiras aqui, em outras oportunidades”, destaca.


Segundo o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) Bayard Paschoa Pereira, a feira reforçou a identidade do território a cultura do artesanato do pampa gaúcho, ao mesmo tempo possibilitou que várias cidades da região e do Estado estivessem aqui. “Foram centenas de produtos ofertados com uma comercialização que deixou satisfeitos todos os participantes. Produtos em lã, couro, madeira, ossos e outros, além da gastronomia local, com diversos produtos coloniais. A Feira apresentou ótima circulação de pessoas, sobretudo no final de semana e satisfez a todos que a visitaram”, comemorou Bayard.


Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, aconteceram apresentações musicais de artistas locais durante os quatro dias de evento. De acordo com dados do FGTAS, atualmente, o Rio Grande do Sul possui 550 artesãos cadastrados no programa, com carteira de artesão em dia e nota fiscal.



Crédito: Giovana Pereira


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page