Bagé: Fábrica de Gaiteiros realiza 38 apresentações em oito dias

Na última semana, o coordenador do projeto Fabrica de Gaiteiros, Augusto Maradona, apresentou a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o relatório das atividades desenvolvidas pelos alunos durante as festividades da Semana Farroupilha em Bagé. Segundo Maradona, os 80 jovens que integram o projeto realizaram 38 apresentações em oito dias. “Fomos a cidade que mais realizou apresentações neste mês. O segundo colocado foi o projeto de São Gabriel que realizou 12 apresentações”, ressalta.
O programa possui sede em dez cidades, sendo oito no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina. Em Bagé completa oito anos e possui uma das maiores turmas do Estado. Para a secretária Anacarla, esta é a prova da acolhida do Governo Municipal. “Somos grandes incentivadores do projeto. As escolas do município, desde a educação infantil até a educação para jovens e adultos tiveram a oportunidade de prestigiar esses jovens talentosos”, comenta.
Para Marina Loureiro, que participa do projeto há dois anos, as apresentações durante o mês de setembro oportunizaram uma experiência enriquecedora. “Participei já de vários eventos, porém neste ano conseguimos interagir com crianças e adultos. As diversas exibições nos possibilitaram disseminar a nossa tradição para um número muito grande de pessoas, além de oportunizar experiência com o público”, afirma.
Na próxima semana, o coordenador do projeto deve realizar a entrega do relatório ao Instituto Renato Borghetti. “É com muito orgulho que vou apresentar a equipe do Instituto este relatório desenvolvido pela equipe e por estes talentosos alunos”, encerra.