Outubro Rosa: Em Bagé, Governo Municipal realiza diversas atividades

Durante todo este mês, Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência organiza e realiza ações referente à campanha Outubro Rosa, movimento mundial surgido nos Estados Unidos nos anos 90, que tem como objetivo alertar as mulheres e entidades governamentais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que atinge cerca de 150 mulheres por dia no Brasil.
O objetivo principal é incentivar mulheres com idade acima de 40 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir este tipo de câncer e possibilitar um diagnóstico de maneira prematura para aumentar as possibilidades de cura. Em Bagé, serão realizados vários eventos, como roda de conversa, oficinas, palestras, caminhadas e distribuição de materiais informativos conscientizando a sociedade sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico desta doença.
O secretário Mário Mena destaca o movimento: “outubro tem que ser rosa todos os dias. Foi instituído este mês, porém é essencial fazer a prevenção o ano inteiro. A luta contra o câncer de mama está incessante em nossa cidade. O trabalho dos profissionais de saúde, dos voluntários e de todas as instituições compromissadas com a saúde da mulher estão no caminho certo”.
Mena destaca ainda que todas as mulheres devem procurar o posto de saúde da área de abrangência do bairro onde mora para consultar e realizar o exame de toque.
Confira a programação principal
08/10/2018 – 14h30min – Caminhada - Concentração Praça de Esporte
08/10/2018 – 16h - Roda de Conversa - Salão nobre
17/10/2018 – 9h - Palestra Conceição Moglia - Para familiares e usuários do Caps i
17/10/2018 – 14h - Tarde de Beleza com a Casa de Cursos e Boticário - CAPS i
18/10/2018 – 14h - Conversa com equipe de enfermagem, familiares e usuários - CAPS AD
19/10/2018 – 14h - Tarde Rosa – Conversa com usuários e convidados - CAPS II
Além destes, todas unidades de saúde do município realizam, de 1º a 31, atividades relacionadas ao tema.
Crédito: Rodrigo Sarasol