Bagé: Professores e alunos da EJA recebem capacitação
- Jornal Gente
- 17 de out. de 2018
- 3 min de leitura

O programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), está recebendo uma capacitação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na área de empreendedorismo. A ação “Crescendo e Aprendendo” é um projeto piloto no Rio Grande do Sul, que visa capacitar inicialmente os professores da EJA e logo cada docente passará os ensinamentos aos seus alunos.
Desde o dia primeiro deste mês, conforme a coordenadora da EJA, Rita Domeneck, os professores estão em qualificação. “Inicialmente um capacitador do município de Cascavel, formou 30 docentes, durante três noites. O programa deve atingir cerca de 450 alunos, que deverão receber seus certificados até o fim de novembro”, aponta.
A coordenadora relata que o Sebrae disponibilizou todo o material necessário para os discentes, e a formação tem aproximadamente 16h de duração realizada no período das aulas.
Para a coordenadora da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Emílio Luiz Mallet, Giane Nunes Siqueira, o curso do Sebrae vem ao encontro de uma necessidade sentida e desejada por professores e alunos da modalidade, que é de aliar ao currículo da EJA cursos profissionalizantes. “O curso é de muita qualidade e ministrado por excelentes profissionais, o que favoreceu o envolvimento e o comprometimento dos professores participantes”, destaca.
Quanto aos alunos, comenta Giane, estes demonstram entusiasmo e interesse diante das atividades. “Este é um curso que visa além de desenvolver nos alunos atitudes e conhecimentos empreendedores, busca auxiliar a vivência diária com atitudes otimistas, valorizando seus conhecimentos e saberes, o que favorece o desenvolvimento da auto-estima tão necessária para a vida destes jovens”, acrescenta.
Para os professores, explica Rita, a capacitação ofertada é de suma importância, pois assim pode passar uma qualificação a mais para seus alunos. “Além disso, estamos acertados com um banco, que quando for finalizado o programa do Sebrae, iniciará o de Educação Financeira, por meio do Sicredi. Essa nova capacitação vem de encontro com a que está em andamento no momento, o que é ótimo para os alunos”, sobressai.
A coordenadora comenta que no mês de junho, os integrantes da EJA de Bagé, foram convidados a comparecer ao Fórum Estadual do programa, em Santa Maria, para uma troca de ideias. “No local estava presente a coordenadora da EJA do município de Charqueadas, que gostou do nosso trabalho e nos convidou para passar nossa capacitação para os professores de lá (Charqueadas)”, relata. No início do mês, foram três representantes de Bagé e realizaram a capacitação no município, com o tema “Repassando o Currículo e a Metodologia para o Ensino de Jovens e Adultos. Rita salienta que a EJA é uma excelente oportunidade para aqueles jovens que já passaram da idade de estudar no diurno e para os adultos que deixaram seus estudos por algum motivo e agora decidiram retomar seus estudos.
Eventos
Conforme Rita, a EJA está com várias atividades marcadas, como o 4° Fest EJA, que tem por objetivo agraciar os professores que concentram suas atividades neste programa de educação. “Junto vamos realizar uma homenagem pelo Dia dos Professores”, ressalta. A festividade ocorrerá no dia 24 deste mês, no Centro de Convívio do Centro Administrativo, às 19h30.
Ainda em outubro, ocorrerá o 2° Show de Talentos do EJA, que objetiva a integração entre estes alunos. A coordenadora comenta que no evento serão eleitos o garota e a garota EJA. “Cada escola trará os seus talentos para serem apresentados, assim como os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo”, frisa. O show acontece no dia 31 de outubro no auditório da escola São Pedro, às 19h.
Foto: Divulgação
Comments