Biblioteca Pública de Bagé foi palco para o lançamento do livro de Zé Paiva

Nascido em Porto Alegre, mas filho de pais bageenses, o fotógrafo Zé Paiva esteve em Bagé, nesta terça-feira (17), na Biblioteca Pública Prof. Otávio Santos, onde promoveu uma palestra, seguido por um bate-papo com o público presente e autografou o livro 'Expedição Natureza – Tocantins'.
Uma grande aula de fotografia foi proporcionada pelo gaúcho que há 34 anos mora em Santa Catarina e teve como inspiração para realizar trabalhos ligados à natureza a região do Pampa, na chácara da vó. Paiva relatou que, pelo menos uma vez por ano, vem à Rainha da Fronteira e relembra os tempos de infância onde iniciou o amor pelo meio ambiente.
Através de slides, o fotógrafo contou um pouco da história da fotografia desde os primórdios, com as primeiras imagens captadas e os primeiros equipamentos utilizados. Na sequência, o profissional apresentou fotografias da trilogia lançada até então com o título 'Expedição Natureza', com paisagens que geraram livros sobre Santa Catarina (2005), Rio Grande do Sul (2008) e Tocantins (2012).
Após apresentar dezenas de fotos, o profissional respondeu a diversas perguntas, explicou como é o processo para fotografar milhares de imagens e, no final, usar cerca de 1% apenas. “É uma questão muito difícil, na primeira peneira conseguimos descartar muita coisa, mas a partir das segunda vez começa a complicar, porque nos apegamos muito ao material”, explicou.
O autor relata que ainda não tem definido o próximo estado brasileiro que será foco da próxima edição, porém tem a ideia de realizar uma obra direcionada para nossa região que será denominada 'DNA do Pampa”. Paralelo a isto, Paiva também projeta trabalhos ligados a haikais e um exposição chamada “Lixo Zero – Como Lidar com o Lixo”, ambos em desenvolvimento.
Encerrando a noite, Zé Paiva autografou a edição do mais recente livre, que apesar de ter sido lançado em 2012, ainda não tinha sido apresentado oficialmente em Bagé. As duas edições anteriores estão esgotadas na editora.
A diretoria da Biblioteca, Lucia Gomes, falou sobre a atividade. “Estamos promovendo uma nova fase nesta casa ligada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). Promovemos a leitura, a conversa com autores e palestras sobre temas literários, ações que estão movimento esse espaço e atraindo cada vez mais pessoas para este meio”, relatou.
Foto: Arquivo Pessoal/Zé Paiva