Funcionamento da Usina de Asfalto de Bagé tem causado danos à saúde de moradores, afirma vereador Le

“Estou preocupado com a saúde das pessoas. Se erraram no passado, que corrijam no presente” foram as palavras do vereador Lélio Nunes Lopes Filho (Lelinho) (PT), que afirmou ter visitado 12 residências, o médico do posto de saúde, escolinha, comércio em frente a usina e o bairro vizinho Mascarenhas.
A Usina de Asfalto tem servido de forte aporte ao governo municipal para resolver problema histórico de trafegabilidade nos bairros de Bagé. A demanda tem criado especulações e denuncias por parte da oposição. Fatos esses não comprovados e desmentidos pelo Executivo.
Agora, em Sessão da Câmara de Vereadores, o vereador Lélio Nunes Lopes Filho (Lelinho) (PT), afirmou ter visitado 12 residências da região do bairro Gaúcho onde está localizado a Usina, profissionais do posto de saúde da localidade, pais de alunos da escolinha, o comércio em frente a usina e ruas próximas já no bairro vizinho que é o Mascarenhas. “Existe uma reclamação muito grande de pessoas que moram próximo a Usina de Asfalto por conta de que quando da usinagem faz muita fumaça e fuligem tanto na fumaça branca, como escura. São pessoas usando aparelho de inalação, com bronquite crônica, com enfisema pulmonar, outros com ardência nos olhos, dor de cabeça. Além da fuligem e da fumaça, tem ainda o forte cheiro”, destacou. Ao ser indagado por vereadores da Base do Governo de somente agora ter trazido o fato a público, já que a Usina foi criada no governo petista ele respondeu: “Estou preocupado com a saúde das pessoas. Se erraram no passado, que corrijam no presente”, concluiu.
Contra-ponto
Ramão Elias Teixeira Bogado (Bocão) (PTB), foi o vereador que ficou mais incomodado com as denúncias do petista. Afirmou, em tom de deboche, ter ficado estarrecido com a preocupação repentina do vereador Lelinho. Isto porque a Usina de Asfalto já vem em funcionamento desde a gestão anterior. Governo do PT que o vereador inclusive foi secretário. “São 656 dias do Governo Divaldo Lara arrumando problemas criados por eles”, destacou e informou que entre as demandas encontradas estava incluído conserto de maquinários e que já está sendo monitorado o processo da mudança do local.
“Parece que a responsabilidade foi nossa de ser colocado naquele local, a Usina de Asfalto”, frisou Antônio Carlos Gomes Garcia (Carlinhos do Papelão) (PTB), que compartilha juntamente com Bocão do pouco tempo de governo e que a Usina vai mudar de endereço.