top of page

Projeto Trabalho Técnico Social muda vidas nos residenciais do Minha Casa Minha Vida

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) está desenvolvendo uma série de ações para qualificar a vida coletiva e familiar dos moradores dos residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, Charrua, Guarani, Guenoas, São Sebastião, Moriá, Ebenézer, Sagrada Família e Nossa Senhora Auxiliadora.


Uma das atividades é o desenvolvimento do Projeto Trabalho Técnico Social (PTTS), previsto nos contratos entre prefeituras, agentes financeiros e governo federal, que tem como objetivo tornar os condomínios autônomos e possibilitar alternativas de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.

A proposta do PTTS objetiva a participação dos beneficiários no que se trata da promoção de uma melhor adequação dos programas habitacionais às necessidades e demandas dos grupos sociais envolvidos, e trabalha em quatro eixos: mobilização, organização e fortalecimento social; acompanhamento e gestão social da intervenção; educação ambiental e patrimonial e desenvolvimento socioeconômico.


Em Bagé, o PTTS é elaborado pelo serviço social do setor de Habitação da Smasi, que passa o plano de trabalho para o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que é o órgão responsável pela execução do projeto. A assistente social responsável técnica da habitação, Ana Paula Mendonça da Silva, explicou que o desenvolvimento desse trabalho favorece a compreensão dos adquirentes acerca do sistema de financiamento de seu imóvel, seu comprometimento com a conservação das unidades habitacionais, a preservação do espaço comunitário, a legitimidade dos instrumentos que regulam as relações de vizinhança, constituindo-se num fator determinante à sua satisfação. “Deve ainda, ter um enfoque interdisciplinar, fundamentando-se nos princípios de participação comunitária, sustentabilidade dos empreendimentos e preservação ambiental”, frisou.


Durante a execução do PTTS são ofertados mais de 30 tipos de cursos para os moradores dos residenciais. Somente em 2018 já foram realizadas atividades, com objetivo educativo, informativo e de qualificação de trabalho e possível geração de renda, com mais de mil famílias. Os residenciais Charrua e Guarani já tiveram o PTTS concluído e os beneficiários receberam certificado de conclusão em solenidade ocorrida no Senac.


Para Cláudia Denise Gonçalves, 32 anos, moradora do residencial Charrua, que recentemente recebeu certificação pela conclusão do curso da área da beleza, de corte de cabelos, a formação trouxe planos futuros. “Eu nunca tinha tido experiência com essa área, aprendi tudo o que sei durante o curso, já tenho clientes, e pretendo montar o meu próprio salão de beleza. Sou muito grata pela oportunidade que está mudando a minha vida”, comemorou.

Nos residenciais Guenoas e São Sebastião o trabalho está em andamento, sendo que o diagnóstico já foi realizado, e a partir desse, serão ofertadas atividades conforme definido pelo interesse dos moradores.


O secretário da pasta, Esquerda Carneiro, falou sobre a importância da qualificação profissional. “A instrução é um fator determinante para o futuro. O cidadão tem a chance de aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho que está cada vez mais exigente”. Esquerda também fez questão de salientar que o projeto foi relevante para que Bagé ficasse habilitada para receber as novas 1164 novas moradias. “Com esta organização, foi possível que Bagé garantisse 100% dos residenciais disponibilizados para todo o Rio Grande do Sul”, enfatizou.


No que se trata dos dois novos residenciais que estão sendo construídos, e que vão gerar 1164 novas moradias aos bageenses, o projeto técnico social já foi estruturado e aprovado pela Caixa Econômica Federal e o convênio foi firmado com a prefeitura de Bagé.



Crédito: Joseana Pires


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page