Roubo, depredações e vandalismo em Pelotas

Que a onda de criminalidade percorre caminho cada vez mais preocupante na sociedade brasileira, não é mais nenhuma novidade. Porém há ações de roubos que começam a deixar de ser tendências.
Ocorreu na útlima sexta-feira (19), em Pelotas a retirada da placa de bronze do monumento em homenagem ao Dr. Urbano Garcia, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, quase em frente ao Grande Hotel. Conforme a equipe da Secretaria de Cultura (Secult), responsável pela retirada da peça do local, o patrimônio ficará guardado em local seguro, devendo ser recolocado quando iniciarem as obras de requalificação da praça, previstas para os próximos meses.
O fato de roubo, depredações e vandalismo na praça central do município não é mais novidade. Nos últimos dias, dois postes do entorno da Fonte das Nereidas tiveram que ser retirados também pela Secult, de maneira a resguardá-los, já que um outro já havia sido furtado.
História da Placa
A escultura em bronze e granito, homenageando Urbano Garcia, é de autoria do artista paulista Hildegardo Leão Veloso. Nela é possível ler, gravado na pedra já um pouco desgastada: “Dr. Urbano Garcia. Foi inexcedível em carácter, em civismo, em bondade. Ninguém o excederá na saudade e na gratidão de seus conterrâneos”.
Crédito: Divulgação